Prova do - IFG (2011) - Questões Comentadas

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Ao apresentar informações sobre a premiação do filme Tropa de Elite, no Festival de Berlim, o texto 1:

  • A faz uma leitura literal da charge de Clayton como um protesto contra a premiação do filme.
  • B evidencia o talento do chargista em detrimento das habilidades do diretor.
  • C estabelece um paralelo entre a realidade vivida pela indústria cinematográfica e as ações da polícia brasileira.
  • D revela um ponto de vista negativo sobre a forma como os filmes são selecionados para premiação no festival.
  • E elogia a crítica feita pelo chargista à temática de um filme que retrata a violência policial.

A entrevista do Ibase com o diretor José Padilha permite depreender que:

  • A Padilha condena os atos de violência policial, mas justifica tais ações pelas péssimas condições de trabalho.
  • B o filme é uma apologia à violência policial institucionalizada pelo Estado e revelada pelas cenas de tortura.
  • C Padilha critica a tortura dentro do sistema de segurança pública, mas defende a humanização dos policiais.
  • D para o diretor, o personagem Nascimento representa os policiais destreinados e malpagos da corporação.
  • E segundo o cineasta, no filme Tropa de Elite há uma condescendência com as ações policiais na execução da tortura.

A respeito dos textos 3 e 4, julgue os itens a seguir:
I. Os textos têm em comum a ideia de que um mundo melhor se faz coletivamente, como resultado da responsabilidade e da participação de todos. II. No texto 3, a expressão “extremo ambiente” estabelece um diálogo com a imagem apresentada. Por isso, é necessária a interação entre a linguagem verbal e a nãoverbal para as ideias se completarem. III. A declaração sobre o código florestal defendido pelo IBAMA, no texto 3, antagoniza-se com a problematização sobre os limites da tolerância diante da devastação da natureza. IV. A utilização de expressões e verbos na 3ª pessoa, no texto 4, evidencia que o autor deixa de lado sua subjetividade na discussão do tema.
Estão corretas:

  • A Somente as alternativas II, III e IV.
  • B Somente as alternativas I, II e III.
  • C Somente as alternativas II e IV.
  • D Somente as alternativas III e IV.
  • E Somente as alternativas I e II.

Considere as afirmações a seguir: I. O título, no texto 3, chama a atenção do leitor não só pelo emprego de letras grandes, em forma de manchete, mas também pela alusão a um topônimo. II. A utilização de pontos de vista antagônicos na elaboração da mensagem, no texto 3, finda por enfraquecer a estratégia de convencimento do autor. III. No texto 4, o autor reconhece um desejo comum aos indivíduos e critica o comportamento coletivo em relação à tomada de posição para realizá-lo. IV. O texto 4 oscila entre o depoimento de caráter autobiográfico e o testemunho crítico da realidade.
Estão corretas:

  • A Somente as alternativas I, II e IV.
  • B Somente as alternativas II e III.
  • C Somente as alternativas I e IV.
  • D Somente as alternativas I e III.
  • E Somente as alternativas I, II e III.

A Literatura Brasileira, no século XX, viu o aparecimento de romancistas que, em suas diversas temáticas e formas, ora se assemelham ora se diferem. Considerando tal afirmação, analise as assertivas a seguir:
I. O "Romance de 30", a exemplo de São Bernardo, de Graciliano Ramos, reflete sobre o condicionamento das ações e sentimentos do homem ao espaço geográfico por ele habitado. II. A prosa de ficção produzida na segunda metade do século XX tinha uma preocupação excessiva em representar as relações amorosas, em homenagem aos valores românticos do século XIX. III. Clarice Lispector, uma das maiores representantes brasileiras das narrativas intimistas, explora a narração em primeira pessoa para relatar as reflexões e angústias dos seus personagens. IV. Em Macunaíma, Mário de Andrade refaz o percurso de lendas e mitos da cultura indígena e africana, usando da ironia para depreciar tais culturas na formação da nação brasileira.
Estão corretas:

  • A Somente as alternativas I e III.
  • B Somente as alternativas I e II.
  • C Somente as alternativas II e IV.
  • D Somente as alternativas II, III e IV.
  • E Somente as alternativas I, III e IV.