Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE) - Assistente de Alunos - IF-PE (2016) - Questões Comentadas

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As proposições a seguir apresentam afirmativas acerca do TEXTO 01.

I. O autor do TEXTO 01 não estabelece relação entre a necessidade de fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica e a soberania nacional.

II. Segundo o TEXTO 01, além de atender a necessidades do mercado de trabalho na qualificação da mão de obra, a Educação Profissional e Tecnológica também visa à inclusão social.

III. Há referência, no TEXTO 01, à importância de Políticas Públicas nas quais os Institutos Federais estejam inseridos, tanto como resultado quanto como propulsor.

IV. Dentro do processo de inclusão citado no TEXTO 01, está o fato de a expansão dos Institutos Federais não contemplar cidades antes abandonadas pelo poder público.

V. Há uma visão claramente positiva, no TEXTO 01, em relação ao desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil da atualidade.

Estão CORRETAS apenas

  • A I, III e IV.
  • B II, III e IV.
  • C II, III, e V.
  • D II, IV e V.
  • E I, IV e V.

No TEXTO 06, a personagem Susi, por razões conhecidas, parece não desejar estar próximo a Calvin e fazer com ele a tarefa escolar. Para Wallon (1981, p. 232), no período entre os sete e doze anos (ou mesmo quatorze anos), é comum perceber que as crianças desenvolvem laços de companheirismo que se tornam habituais. Estes laços podem ser percebidos na escola pelo assistente de alunos no momento em que são formados e se perpetuam grupos de amizade entre estudantes. Sobre a formação, manutenção e dinâmica destes grupos, é CORRETO afirmar que

  • A são formados e dinamizados em função da identificação por parte dos sujeitos, da classe social de seus integrantes e dos agrupamentos de desempenho escolar, este alinhamento inicial se reflete na escola.
  • B são formados e dinamizados em função de interesses e empreendimentos comuns; a cumplicidade é vivenciada pelos integrantes do grupo a partir do reconhecimento dos projetos compartilhados, em certa medida, por todos.
  • C são formados e dinamizados em função de interesses e empreendimentos comuns; a cumplicidade é vivenciada pelos integrantes do grupo a partir do reconhecimento do lugar social que cada indivíduo ocupa dentro da hierarquia de poder na escola.
  • D são formados e dinamizados em função de dispositivos de poder e empreendimentos comuns; a cumplicidade é vivenciada pelos integrantes do grupo a partir do reconhecimento dos projetos idealizados pelos líderes dos grupos.
  • E devem ser formados e mantidos em função do desejo dos pais dos estudantes que deverão ser ouvidos quanto à companhia de seus filhos na escola; o assistente de alunos, neste sentido, estará atento às demandas acordadas previamente com a família do estudante.

A atitude do personagem Calvin, no TEXTO 07, pode ser interpretada como provocada pelo medo de ser agredido. A violência escolar compreende um problema atual vivenciado por muitas escolas; o enfrentamento do bullying, neste contexto, se apresenta como uma das preocupações existentes no campo de atuação do assistente de alunos em instituições de ensino. Sobre o fenômeno bullying, é CORRETO afirmar que

  • A compreende um conjunto de ações de violência direta que atinge o indivíduo em sua integridade física e psicológica; caracteriza-se por ocorrer no ambiente escolar como fora dele e baseia-se sempre numa relação igualitária de poder que determina o posicionamento de vítimas e agressores.
  • B compreende um conjunto de ações de violência direta que atinge o indivíduo em sua integridade física; caracteriza-se por ocorrer no ambiente escolar e baseia-se sempre numa relação desigual de poder que determina o posicionamento de vítimas e agressores.
  • C compreende um conjunto de ações de violência indireta que atinge o indivíduo em sua integridade psicológica; caracteriza-se por ocorrer tanto no ambiente escolar como fora dele e baseia-se sempre numa relação desigual de poder que determina o posicionamento de vítimas e agressores.
  • D compreende um conjunto de ações de violência direta que atinge o indivíduo em sua integridade física e psicológica; caracteriza-se por ocorrer no ambiente escolar e baseia-se sempre numa relação igualitária de poder que determina o posicionamento de vítimas e agressores.
  • E compreende um conjunto de ações de violência direta ou indireta que atinge o indivíduo em sua integridade física e psicológica; caracteriza-se por ocorrer tanto no ambiente escolar como fora dele e baseia-se sempre numa relação desigual de poder que determina o posicionamento de vítimas e agressores.

No TEXTO 08, o personagem Manoelito discorre sobre episódios de violência sofridos por seu pai na escola e no contexto familiar. Em seu Artigo 70-A (Incluído pela Lei nº 13.010, de 2014), o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990) afirma que: "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações:" Marque a alternativa que complementa corretamente o Artigo 70-A e, ao mesmo tempo, que corresponde a uma das ações previstas neste artigo.

  • A a promoção de campanhas educativas permanentes para a divulgação do direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados apenas com o uso de castigo físico moderado e dos instrumentos de proteção aos direitos humanos (Incluído pela Lei nº 13.010, de 2014).
  • B a inclusão, nas políticas públicas, de ações que visem a garantir os direitos da criança e do adolescente, desde a atenção pré-natal, e de atividades junto aos pais e responsáveis com o objetivo de promover a informação, a reflexão, o debate e a orientação sobre formas razoáveis de administração de castigo físico no processo educativo (Incluído pela Lei nº 13.010, de 2014).
  • C a promoção de espaços intersetoriais locais para a articulação de ações e a elaboração de planos de atuação conjunta focado na assistência a escolas que possuem altos índices de violência, com participação de profissionais de saúde, de assistência social e de educação e de órgãos de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente (Incluído pela Lei nº 13.010, de 2014).
  • D a formação continuada e a capacitação dos profissionais de saúde, educação e assistência social e dos demais agentes que atuam na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente para o desenvolvimento das competências necessárias à prevenção, à identificação de evidências, ao diagnóstico e ao enfrentamento de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente (Incluído pela Lei nº 13.010, de 2014).
  • E a inclusão, nas políticas públicas, de ações que visem a garantir os direitos da criança e do adolescente, desde o ensino fundamental, e de atividades junto aos pais e responsáveis com o objetivo de promover a informação, a reflexão, o debate e a orientação sobre formas de alternativas ao uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante no processo educativo (Incluído pela Lei nº 13.010, de 2014).

O apoio à pessoa com deficiência é fator decisivo na construção de uma sociedade mais fraterna igualitária e justa; isto envolve a reflexão sobre preconceitos por parte de todos e o cumprimento de leis que garantem os diretos e atendimento diferenciado à pessoa com deficiência. A Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência e sua integração social, determina medidas de tratamento prioritário e adequado a ser dado por órgãos e entidades da administração direta e indireta nos termos da lei. Deste modo, será garantida

  • A a matrícula compulsória em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino.
  • B a matrícula facultativa em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino.
  • C a matrícula facultativa em cursos regulares de estabelecimentos públicos de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino.
  • D a matrícula compulsória em cursos regulares de estabelecimentos públicos de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino.
  • E a matrícula facultativa em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema especializado de ensino.