Prova do - FUNTEF-PR (2017) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Assinale a alternativa em que o texto está redigido corretamente, do ponto de vista da coesão textual.

  • A O complexo de Édipo, apesar de acontecer na infância, o sujeito revive esse fato na adolescência e os resultados dele estão presentes na vida de qualquer adulto. De acordo com a lenda do Édipo Rei, para Freud (1917), ouvi-la é um certo horror para todos os sujeitos, uma que vez que esta “evoca” o que estava adormecido – os desejos incestuosos. (psicologado.com)
  • B O regulamento conterá as condutas pela qual a empresa espera de seus funcionários, ou ainda, poderá conter os atos em que são considerados inadmissíveis. A intenção do regulamento deverá ser o encorajamento de um ambiente de trabalho seguro e agradável a todos, e com a colaboração dos funcionários chegará mais facilmente em seu objetivo. (www.catho.com.br
  • C Os radicais livres, que provocam o envelhecimento, se acumulam nas mitocôndrias, responsáveis pela respiração e energia celular. Por causa disso, deixando de produzir a dose de energia necessária para funcionar bem, ocorrendo, então, o déficit, pois o organismo continua gastando a mesma quantidade de energia nas tarefas do dia a dia (http://www.sitedebelezaemoda. com.br)
  • D Hoje em dia, as relações estão ficando cada vez mais informais e, ao mesmo tempo, mais distantes e virtuais – as pessoas desenvolvem amizade, relações de negócios e parcerias mesmo sem ter contato físico umas com as outras. Todas essas mudanças colocam em cheque as tradicionais “boas maneiras” – as regras de convivência social... (Bem Paraná, 31/07/2017)

Leia o texto a seguir.

E se o oceano incendiar

E se cair neve no sertão

E se o urubu cocorocar

E se o botafogo for campeão

E se o meu dinheiro não faltar

E se o delegado for gentil

E se tiver bife no jantar

E se o carnaval cair em abril

E se o telefone funcionar

(...)

E se tiver sopa pro peão (Francis Hime)


Assinale a alternativa correta.

  • A O poema é um conjunto de questionamentos, sem ligação entre si, configurando um texto incoerente.
  • B Constituído de uma série de interrogações, aparentemente sem ligação entre si, o texto possui elementos linguísticos que possibilitam compreendê-lo.
  • C A letra da canção é uma sequência de perguntas desconexas, que não explicitam os questionamentos do eu poético.
  • D A ausência de conectivos prejudica a construção de sentidos do texto.

Leia o poema Açúcar, de Ferreira Gullar, com atenção.


Em lugares distantes, onde não há hospital

nem escola homens que não sabem ler e morrem de fome

aos 27 anos

plantaram e colheram a cana

que viraria açúcar.


Em usinas escuras,

homens de vida amarga

e dura

produziram este açúcar

branco e puro

com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.



Os recursos expressivos e o enfoque do tema, oferecem ao texto um caráter:

  • A informativo: revelando o processo de fabricação do açúcar, desde o trabalho nos engenhos até chegar à mesa do consumidor.
  • B político-social: isto é, denuncia as desastrosas condições de vida dos trabalhadores da indústria açucareira.
  • C cínico: as condições de vida dos trabalhadores na produção do açúcar não são relevantes, se o produto chegar adequadamente a seu destino.
  • D conformista: o eu lírico não se percebe como parte da realidade apresentada e não demonstra interesse em desvendá-la.

Estratégias argumentativas são mecanismos utilizados em um texto, com o objetivo de convencer o leitor a respeito do assunto que desenvolve. Elas podem ser de diversos tipos, entre os quais: I) apresentação de argumentos concretos, como dados estatísticos, por exemplo; II) utilização de raciocínio lógico, que apresente comparação, por exemplo; III) exemplificação, relacionada ao assunto que se desenvolve; IV) alusão histórica, em que se busca a intertextualidade; V) argumento de autoridade, com a opinião de especialistas, para dar credibilidade ao texto.
Indique, pela numeração acima, as estratégias presentes no artigo do Estadão:

  • A apenas I, II e IV.
  • B apenas II e III.
  • C apenas I e IV.
  • D apenas I, II e V.

Analise o último parágrafo do texto, transcrito a seguir, e depois escolha a alternativa correta. “O primeiro semestre foi ruim. Esperamos (1) decrescimento (2) menor ou ao menos empate (3) com o ano passado e (4) isso não aconteceu, mas o patamar de empréstimos continuou interessante”, disse o presidente da Abecip, Gilberto Abreu, em coletiva de imprensa, lembrando que as empresas estão em um ritmo menor de construção de novos empreendimentos após um ciclo de elevados estoques. Há uma inadequação:

  • A no uso da palavra: decrescimento (2), que deve ser substituída por crescimento.
  • B na opção pela conjunção aditiva (4), no lugar de uma conjunção adversativa.
  • C no uso do tempo verbal; há que trocar por: (1) Esperávamos, e (3) que empatasse.
  • D nas expressões em negrito, que demonstram incoerência (ruim e interessante).