Prova do - IF-PR (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Mia Couto, escritor moçambicano, é um mestre das palavras. Nesse texto, ele aproxima a linguagem matemática das relações humanas e do cotidiano do personagem e, com isso:

  • A chama a atenção do leitor para o comportamento usual dos matemáticos que são frios, calculistas e nada sentimentais.
  • B não se preocupa com a lógica do texto, como por exemplo em “estava posto em equação de infinito grau”, já que não existe grau infinito.
  • C mostra que as estruturas linguísticas, as linguagens literária e matemática, utilizadas em conjunto, podem produzir sentido.
  • D constrói um texto metafórico, distanciado da linguagem denotativa, sugerindo que as pessoas não deveriam ser tão “exatas” em suas vidas.

Analisando o contexto em que é empregada a expressão: “A paixão é o mundo a dividir por zero”, assinale a alternativa que melhor a explica.

  • A A paixão trouxe, para Novesfora, um mundo que ele julgava impossível existir.
  • B A paixão é tão impossível que pode ser comparada a uma divisão por zero.
  • C A pessoa apaixonada perde a capacidade de raciocinar com números.
  • D Se existe paixão, existe também a divisão por zero, negada pelos matemáticos.

Compare as expressões I e II abaixo (também negritadas no texto) e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I) “...reduzida a paixão ao seu equivalente numérico.” II) “A paixão é o mundo a dividir por zero.”

  • A Ambas expressam a redução da paixão como forma de bom senso.
  • B São expressões que apresentam significados opostos.
  • C Ambas são formas de dizer que a paixão não existe.
  • D As expressões transmitem a mesma ideia; confirmam-se.

Nesse texto, o escritor “brinca” com o leitor e o desafia a utilizar a imaginação para interpretar e entender toda a trama. Analisando-o segundo os elementos característicos das narrativas literárias, assinale a alternativa correta.

  • A É uma história proveniente da imaginação do autor, não apresentando a qualidade mais importante: a relação com uma realidade possível.
  • B Julio Novesfora é o protagonista, enquanto a matemática exerce o papel de antagonista. A “menina de incorreta idade” é personagem irrelevante.
  • C O narrador é também personagem, participa da história; apresenta o protagonista e vai mostrando as mudanças no comportamento de Novesfora.
  • D Alguns elementos estão claramente expressos, como: linguagem elaborada e cheia de recursos, enredo, personagens, narrador

Comparando o texto de Mia Couto, com o de Millôr Fernandes, pode-se afirmar que:

  • A os dois textos têm em comum a estratégia de dar vida aos fenômenos matemáticos como recurso de maior expressividade e beleza.
  • B os textos se aproximam pelo enfoque dos sentimentos humanos, personificando a matemática, suas operações e funções.
  • C a expressão: “Até se encontrarem no infinito”, do texto de Millôr, equivale a: “equação de infinito grau”, do texto de Mia Couto.
  • D o trabalho com a linguagem, explorando conceitos matemáticos, de maneira pouco usual, é destaque, em ambos os textos.