Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IF-SE) - Técnico - Contabilidade - FDC (2014) - Questões Comentadas

Limpar Busca

“Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação”. A forma de reescrever-se esse período do texto que não respeita a correspon- dência de tempos verbais é:

  • A Alguns estudiosos afirmavam que a mercadoria mais importante do mundo moderno era a informação.
  • B Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno seja a informação.
  • C Alguns estudiosos afirmarão que a mercadoria mais importante do mundo moderno será a informação.
  • D Alguns estudiosos têm afirmado que a mercadoria mais importante do mundo moderno tem sido a informação

“Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação. Pensando bem, foi sempre mais ou menos assim”. Em relação ao primeiro período, o segundo mostra a seguinte finalidade:

  • A retificar um erro na afirmação anterior.
  • B corrigir parcialmente uma falha histórica.
  • C aplicar o pensamento à realidade moderna.
  • D confirmar e ampliar o pensamento dos estudiosos

“...tese contra a qual sempre me manifestei...”; esse segmento do texto mostra uma oração adjetiva que é introduzida por uma preposição (contra), exigida pelo verbo “manifestar-se”. A alternativa a seguir em que foi empregada uma preposição inadequada é:

  • A Os resultados a que visavam os projetos foram alcançados.
  • B Os temas de que todos falavam não eram os mais importantes.
  • C As ferramentas com que se utilizavam os operários desapareceram
  • D As crônicas a que se referiam os políticos tinham sido esquecidas.

“Com a chegada da internet, suas imensas e inesperadas oportunidades, o monopólio da informação pulverizou-se. Os jornais, creio eu, foram os primeiros a sentir o golpe, os livros logo em seguida, ...”. O segundo período desse segmento, em relação ao período anterior, tem a seguinte finalidade:

  • A esclarecer quais as causas da pulverização.
  • B explicar como a informação se pulverizou.
  • C exemplificar a pulverização aludida.
  • D mostrar consequências do processo.

O problema da mídia impressa, segundo o terceiro parágrafo do texto, após a chegada da internet, é o de que:

  • A as notícias não chegam tão rápido pelos jornais.
  • B os dias passaram a ter uma divisão temporal diferente.
  • C as pessoas não precisarão ler os jornais para informar-se.
  • D os jornalistas competentes não se empregarão nos jornais.