Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IF-SP) - Assistente de Alunos - IF-SP (2023) - Questões Comentadas

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Leia abaixo o trecho de um artigo de divulgação científica.

        O conceito de fenótipo econômico foi criado pelo epidemiologista inglês David Barker (1938- 2013) depois de observar que crianças que nasciam com peso abaixo do desejável morriam mais tarde de doenças cardiovasculares causadas por outras doenças metabólicas. Posteriormente, estudos com roedores mostraram que a exposição a baixos níveis de leptina na gestação ou logo após o nascimento, uma situação análoga à vivida por filhos de mães que passaram por privação alimentar severa, gera mudanças que favorecem o surgimento do diabetes e da obesidade na idade adulta.

CHAVES, L. R. Hormônios maternos afetam áreas

cerebrais que controlam a fome e a saciedade no feto.

Revista Pesquisa Fapesp. Ago. 2023. Disponível em:

<https://revistapesquisa.fapesp.br/hormonios-maternos

-afetam-areas-cerebrais-que-controlam-a-fome-e-a-

saciedade-no-feto/> . Acesso: 7 ago. 2023.

Assinale a alternativa que apresenta o significado da palavra destacada em negrito.

  • A Alterada.
  • B Divergente.
  • C Irregular.
  • D Similar.

Leia com atenção o trecho da música de Chico César “Por que você não vem morar comigo?” e escolha a alternativa correta : Não ligo Se é amor ou amizade vaga Dizem que o amor a amizade estraga E esta a este tira-lhe o vigor 

(Chico César. De uns tempos pra cá, 2021)
  • A Os termos sublinhados se referem ao desejo do amigo ou da amiga irem morar juntos, logo esta se refere à amiga e este ao amigo. Trata-se, portanto de um recurso de intertextualidade, pois dialoga com outros textos retomados por esses pronomes.
  • B Os termos sublinhados retomam, respectivamente amizade e amor, logo, correspondem a um recurso de progressão temática, evitando a repetição dos termos, expondo a relação de causa e efeito.
  • C Esta e este são elementos extratextuais, pois se referem a termos não presentes no trecho da música, tais como marido e mulher.
  • D Esta e este são elementos pertencentes ao recurso da paráfrase, mantendo a intencionalidade e sentido do texto original “eu me apaixonei pela pessoa errada”.

Leia abaixo as estrofes finais do poema “Lépida e leve”, de Gilka Machado. Língua do meu Amor velosa e doce, que me convences de que sou frase, que me contornas, que me vestes quase, como se o corpo meu de ti vindo me fosse. Língua que me cativas, que me enleias os surtos de ave estranha, em linhas longas de invisíveis teias, de que és, há tanto, habilidosa aranha…
Língua-lâmina, língua-labareda, língua-linfa, coleando, em deslizes de seda... Força inféria e divina faz com que o bem e o mal resumas, língua-cáustica, língua-cocaína, língua de mel, língua de plumas?…
Amo-te as sugestões gloriosas e funestas, amo-te como todas as mulheres te amam, ó língua-lama, ó língua-resplendor, pela carne de som que à ideia emprestas e pelas frases mudas que proferes nos silêncios de Amor!  MACHADO, G. Lépida e leve. In: MORICONI, I. (Org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
No poema, observa-se o uso do hífen em diversas expressões junto à palavra “língua-”:, tais como Língua-lâmina, língua-labareda, língua-linfa. Assinale a alternativa correta quanto ao uso:

  • A Configura erro gramatical aceito em textos literários.
  • B Constrói sentido harmônico entre as palavras que liga.
  • C É obrigatório, pois o primeiro elemento é acentuado graficamente.
  • D É dispensável para a intenção estético-expressiva do texto.

Leia com atenção a charge e escolha a alternativa correta sobre a relação entre fato e opinião:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


  • A Miguelito, ao responder ao questionamento de Mafalda, dá a sua opinião; logo, sua resposta vai além da reflexão sobre o tema estudado em sala de aula sobre sujeito e predicado. Trata-se, pois de uma opinião sobre a condição da rua.
  • B A resposta de Miguelito se enquadra na dimensão de um fato, pois quem é responsável por deixar a rua suja é o prefeito, apesar de ele não jogar lixo na rua, mas as pessoas de um modo geral.
  • C Mafalda faz um questionamento em relação ao fato de a rua estar suja, emitindo a sua opinião sobre o descaso público. Assim, ela questiona Miguelito sobre um aspecto social.
  • D Miguelito e Mafalda tratam o fato e a opinião sobre a rua estar suja a partir do tema estudado em sala de aula: sujeito e predicado, ampliando o estudo gramatical ensinado pela professora, apresentando, corretamente, o sujeito gramatical: prefeito.

Leia o texto e assinale a alternativa correta sobre o uso do registro da língua da portuguesa:       “― Te deita no divã, tchê ― disse o analista de Bagé.       ― Pra quê? ― quis saber o paciente, desconfiado.       ― Oigalê bicho bem xucro ― disse o analista com uma risada agradável, enquanto torcia o braço do outro e obrigava-o a se deitar.       O paciente ficou se segurando sobre o pelego que cobria o divã, para evitar que arrancassem sua roupa. O analista sentou no seu banquinho e pegou a cuia. Ofereceu:       ― Um mate?       ― O que é que você quer dizer com isso?       O analista de Bagé passou a cuia para o outro, que olhou para a ponta da bomba com apreensão.       ― Pode tomar que os micróbios são de casa.” 
VERÍSSIMO, L. F. Todas as histórias do analista de Bagé [recurso digital]. Rio De Janeiro: Objetiva, 2010.
  • A O texto apresenta o registro da norma culta formal devido ao uso do pronome oblíquo no início da frase.
  • B O texto apresenta o registro de variante regional relativa ao sul do Brasil e menciona elementos dessa cultura.
  • C O texto apresenta o registro de variante histórica devido ao uso dos termos técnicos da psicanálise.
  • D O texto apresenta o registro de variante social relativa ao grupo de profissionais da psicanálise.