Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IF-SP) - Engenheiro Civil - IF-SP (2023) - Questões Comentadas

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Segundo os manuais oficiais, são quatro os princípios que regem a comunicação oficial: impessoalidade, nível de linguagem, formalidade/padronização e concisão. Dos excertos abaixo, qual segue tais princípios?

  • A Apurado o resultado da consulta à população acreana, verificou-se que a maioria da população manifestou-se pela rejeição da alteração realizada pela Lei nº 11.662/08. Não satisfeita com a nova hora legal vinculada ao terceiro fuso, a maioria da população do Acre demonstrou que a ela seria melhor regressar ao quarto fuso, estando cinco horas menos que em Greenwich.
  • B Apurado, com impressionante agilidade e precisão, naquela tarde de 2009, o resultado da consulta à população acriana, verificou-se que a esmagadora e ampla maioria da população daquele distante estado manifestou-se pela efusiva e indubitável rejeição da alteração realizada pela Lei nº 11.662/08. Não satisfeita, inconformada e indignada, com a nova hora legal vinculada ao terceiro fuso, a maioria da população do Acre demonstrou que a ela seria melhor regressar ao quarto fuso, estando cinco horas a menos que em Greenwich.
  • C Apurado, com agilidade e precisão, naquela tarde de 2009, o resultado da consulta à população acriana, verificou-se que a ampla maioria da população daquele distante estado manifestou-se pela efusiva e indubitável rejeição da alteração realizada pela Lei nº 11.662/08, da qual, não satisfeita, inconformada e indignada com a legal nova hora vinculada ao terceiro fuso, a maioria da população do Acre simplesmente demonstrou que a ela seria melhor regressar ao quarto fuso, estando cinco horas a menos que em Greenwich.
  • D Apurado o resultado da consulta à população acreana, verificou-se que a maioria da população manifestou-se pela rejeição da alteração realizada pela Lei nº 11.662/08, o que me parece um erro em função da falta de conhecimento da população em relação à relevante pauta em que o estudo preliminar pautou e verificou, de modo acertado a criação de um novo fuso horário ignorado pela maioria, ficando, o estado com o fuso, cinco horas a menos que em Greenwich.

Assinale a opção que preenche de forma coesa e coerente as lacunas do texto que se apresenta:
    Quando pensamos em uma mudança tão significativa como a de implementação do Novo Ensino Médio, precisamos levar em conta minimamente a estrutura de nossas escolas, principalmente as da rede pública.

    Será que todas estão preparadas para receber essa nova organização? Foram feitas reformas, melhorias que permitam a divisão de turmas e atendimento em contraturno? Foram comprados equipamentos para que os estudantes tenham contato com as novas tecnologias, tão importantes no mundo atual e que, ___________, precisam estar presentes na educação?
    ___________ as instituições privadas, preocupadas com as novas exigências legais e com mais recursos do que as públicas, já vêm promovendo encontros com toda a sua comunidade escolar ___________ discutir como serão implementadas as novidades do ensino médio, grande parte das escolas públicas trazem consigo todas as dificuldades ___________ já estamos acostumados. Eis o desafio.

Adaptado de texto do E-docente, de 28/04/2022: O Novo Ensino Médio e a realidade do nosso país.

  • A porquanto – enquanto – portanto – das quais
  • B certamente – não obstante – de que – das quais
  • C entretanto – não obstante – de maneira que – com as quais
  • D com certeza – enquanto – a fim de – com as quais

Analise as afirmativas abaixo. Em seguida, assinale a alternativa correta, quanto aos mecanismos de produção de sentido:

1. “As mãos que dizem adeus são pássaros” (Mário Quintana, 1994).
2. Novos sem-teto passaram a sonhar com a possibilidade de moradia digna, ao retornar o programa habitacional para pessoas de baixa renda.
3. Convocaram tanto servidores administrativos quanto servidores docentes para a reunião de planejamento semestral.
4. O diretor-geral comunicou a seu servidor de apoio que ele seria exonerado.

  • A 1. comparação / 2. metonímia / 3. paralelismo / 4. ambiguidade
  • B 1. metáfora / 2. paralelismo / 3. ambiguidade / 4. metonímia
  • C 1. comparação / 2. paralelismo / 3. metonímia / 4. ambiguidade
  • D 1. metáfora / 2. metonímia / 3. paralelismo / 4. ambiguidade

Leis podem ser entendidas como um conjunto de normas que definem direitos e deveres, regulando o comportamento das pessoas e de instituições de determinada sociedade. Nesse sentido, Artigo 3° da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina:

Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;
V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino (…).

Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ 19394.htm>. Acesso: 7 ago. 2023.

Assinale a alternativa que mantém o sentido de obrigatoriedade do texto original.

  • A O ensino deverá ser ministrado com base nos seguintes princípios (…).
  • B O ensino poderá ser ministrado com base nos seguintes princípios (…).
  • C O ensino precisará ser ministrado com base nos seguintes princípios (…).
  • D O ensino almejará ser ministrado com base nos seguintes princípios (…).

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2002), há na língua alguns mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto, como referência, substituição, elipse e uso de conjunção. 

Assim, observe as construções textuais abaixo e indique a alternativa correta:

I. A portaria dispõe sobre o regulamento; a instrução normativa, orientações para acompanhamento.
II. A convocação foi finalizada. O documento trata da reunião geral para eleição de membros do conselho de campus.
III. Os auditores da SETEC apontaram estas irregularidades: inconsistência nos dados apresentados quanto ao uso de recursos e falta de assinatura no documento.
IV. O diretor-geral compareceu à assembleia dos servidores, pois identificou o interesse de sua gestão na pauta discutida.

  • A I. elipse / II. referência / III. uso de conjunção / IV. substituição
  • B I. substituição / II. elipse / III. referência / IV. uso de conjunção
  • C I. elipse / II. substituição / III. referência / IV. uso de conjunção
  • D I. referência / II. substituição / III. elipse / IV. uso de conjunção