Prova do Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (INFRAERO) - Administrador - FCC (2011) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O autor do texto considera que, em muitas histórias, certos personagens anônimos

  • A revestem-se de um caráter eminentemente simbó- lico, ainda que secundário para o desenvolvimento da trama.
  • B representam a desordem do acaso, entendido este como o destino que os deuses escolhem para a história humana.
  • C equiparam-se a símbolos reincidentes, como o Prín- cipe, para melhor sublinharem o ensinamento de uma fábula.
  • D têm crucial relevância para a história, ainda que relegados à obscuridade de transitórios figurantes.
  • E tornam-se irrelevantes depois de seu desempenho, na sequência de eventos independentes de sua participação.
O autor do texto levanta a seguinte hipótese para justificar o modo pelo qual personagens como o lenhador são anônimos em muitas histórias: eles seriam vistos como responsáveis por
  • A uma escolha pessoal e independente, que não deixa de afrontar uma instância superior já estabelecida.
  • B atos de subversão e anarquia, dado que, para atender a vontade dos deuses, ignoram a dos homens.
  • C decisões éticas basicamente preocupadas em conciliar a justiça terrena e a vontade divina.
  • D uma escolha irracional, justificável pela precária condição cultural que os caracteriza.
  • E uma reação de tal modo imprevisível que impossibilita uma sequência lógica de eventos
Deve-se deduzir do texto que a razão pela qual os arquétipos não precisam de nome é que
  • A seu papel, tal como o do lenhador, já está estabelecido pelo Destino.
  • B sua importância, como a do lenhador, é casual, servindo para acentuar o realismo da narrativa.
  • C sua significação, tal como a do Príncipe Encantado, já está estabelecida pela tradição das histórias.
  • D sua função, tal como a da imprensa, é oscilar entre a necessidade pública e o interesse privado.
  • E sua relevância, tal como a da rainha má, está em representar uma rápida indecisão.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um elemento do texto em:

  • A dividida entre as necessidades (1º parágrafo) = açodada pelos desejos.
  • B de bajular o poder e de refletir a realidade (1º parágrafo) = de cortejar a instância superior e obliterar o real.
  • C Toda a história depende da compaixão (2º parágrafo) = toda a narrativa suscita um compadecimento.
  • D É um símbolo reincidente (2º parágrafo) = simboliza uma reiteração.
  • E só entra na trama para fazer uma escolha (2 º parágrafo) = não participa do enredo senão para assumir uma opção.
Para uma das pessoas do nosso grupo, a entrada do lenhador simbolizava a dificuldade de conseguir empregados obedientes.
Refaz-se a redação da frase acima, mantendo-se a correção, a clareza e a coerência em:
  • A Entendeu uma das pessoas do nosso grupo de que o ingresso do lenhador era para ilustrar a dificuldade dos serviçais submissos.
  • B A participação do lenhador, segundo alguém do nosso grupo, indicava o quanto é raro encontrar funcionários que acatem as ordens.
  • C É a dificuldade de acesso a empregados leais que justifica a entrada em cena da figura do lenhador, conforme asseverou um de nós.
  • D Manifestou-se uma pessoa do nosso grupo no sentido de esclarecer a entrada do lenhador, símbolo desses empregados difíceis de obedecer.
  • E O lenhador entrou na história, conforme foi aventado entre nós, para se constituir um exemplo da dificuldade da insubmissão.