Prova da Petrobras Innova S.A. (Innova) - Administrador - CESGRANRIO (2012) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Uma instituição financeira tem M clientes, dos quais k são classificados como conservadores, e os restantes M - k, não conservadores. Uma amostra de n clientes será selecionada, k ≤ n ≤ M.

Seja Ak o evento em que, na extração dos n clientes, exatamente k têm perfil conservador.

Considerando-se o sistema de extração com reposição, a probabilidade do evento Ak ocorrer, é



  • A P (Ak) = Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • B P (Ak) = Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • C P (Ak) = Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • D P (Ak) = Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • E P (Ak) = Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Uma empresa do setor automobilístico pretende lançar, dentro de três anos, um novo automóvel que revolucionará o mercado automotivo. Ciente de que o ambiente em que atua é altamente competitivo, ela constituiu uma equipe para trabalhar nesse projeto.

Com base no contexto em que atua, ao optar pela estrutura de projeto para o desenvolvimento do novo automóvel, a empresa aposta nas características da gestão por projetos, que é

  • A organizada segundo os tipos de recursos técnicos necessários para o design do produto.
  • B estruturada sob administração vertical, em que os trabalhadores são organizados em cadeias de comando de cima para baixo.
  • C voltada para um empreendimento temporário, único e multifuncional.
  • D um poder centralizado no nível estratégico, que também é responsável pela alocação de recursos.
  • E uma atividade integrante da organização com operação contínua.

As empresas dependem de seus empregados e colaboradores a fim de que as atividades nelas desenvolvidas contribuam para que os objetivos sejam atingidos. Hoje a competência do quadro de pessoal da empresa mostra-se um diferencial competitivo.

Para que haja consonância entre os objetivos da organização e a competência necessária de seu quadro de pessoal, visando à competitividade, a empresa deve

  • A estabelecer um programa anual de treinamento em que haja trilhas de aprendizado, nas quais os empregados escolherão a área em que pretendem se desenvolver.
  • B organizar um processo de seleção interna com base no perfil profissional que a empresa deseja para a sua área de treinamento.
  • C elaborar suas estratégias de acordo com as competências de seu quadro de pessoal, que, por sua vez, será responsável pela implementação das ações para atingir os objetivos.
  • D determinar que o departamento de Recursos Humanos, ao fazer o processo de recrutamento e seleção, somente contrate profissionais com nível superior completo, já tendo, por isso, adquirido as competências necessárias.
  • E identificar a lacuna entre as competências necessárias para atingir os objetivos e as competências internas disponíveis na empresa implementando as ações necessárias para a eliminação dos gaps.

Num determinado período produtivo, uma indústria produziu e vendeu 80.000 unidades de um de seus produtos pelo preço líquido de venda de R$ 100,00.

As anotações da indústria feitas no mesmo período produtivo, somente sobre esse produto, são:

• Custo dos produtos vendidos

Apurado pelo método do custeio por absorção = R$ 75,00
Apurado pelo método do custeio variável = R$ 60,00

• Despesas fixas = R$ 240.000,00
• Despesas variáveis = nenhuma anotada

Considerando-se exclusivamente as anotações apresentadas pela indústria, o ponto de equilíbrio ou ponto de ruptura na venda desse produto ocorrerá quando as vendas alcançarem, em unidades, a quantidade de

  • A 6.000
  • B 19.200
  • C 30.000
  • D 36.000
  • E 48.000

Sabendo-se que a inflação nos últimos dois meses foi de 5% a.m., quanto custava, em termos nominais, há dois meses, um produto que custa hoje R$ 100,00, tendo ele sofrido a mesma variação de preços que a inflação nesse período?

  • A R$ 90,00
  • B R$ 90,25
  • C R$ 90,70
  • D R$ 95,00
  • E R$ 97,50