Prova do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - Tecnologista Júnior I - Desenvolvimento de Software Embarcado - FGV (2024) - Questões Comentadas

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Com relação aos diversos modelos de ciclo de vida de um software, considere a seguinte situação hipotética:

Uma equipe inicia um projeto com uma abordagem linear e sequencial. No entanto, ao longo do projeto substitui esta abordagem por um modelo com ênfase em protótipos no início de cada estágio para validação de conceitos e na análise de riscos.

Assinale a opção que apresenta o modelo que esta equipe empregou inicialmente e o modelo pelo qual este foi substituído.

  • A cascata e scrum.
  • B desenvolvimento lean e espiral.
  • C cascata e espiral.
  • D espiral e RAD.
  • E cascata e incremental.

O Scrum é um framework de gerenciamento que as equipes usam para se auto-organizar e trabalhar em direção a um objetivo em comum.

Sobre o Scrum, analise as afirmativas a seguir.

I. Por ser uma metodologia ágil, um de seus pilares é a eliminação de reuniões.
II. O backlog do produto é uma lista dinâmica de funcionalidades organizada por prioridades.
III. O Product Owner planeja os recursos necessários para cada Sprint.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas
  • B II, apenas
  • C III, apenas
  • D I e II, apenas.
  • E II e III, apenas.

No contexto de Projetos Orientados a Objetos, padrões de design são soluções generalizadas para problemas comuns de design de software.

Considere uma situação em que um desenvolvedor foi incumbido de elaborar um sistema de criação de documentos de diversos formatos, como Texto, Planilha e Apresentação, a serem definidos com base nos comandos do usuário.

Para lidar com esses requisitos, o padrão de design de software mais adequado seria o

  • A Singleton.
  • B Factory Method.
  • C Heritage.
  • D Builder.
  • E Strategy.

Um sistema distribuído tem como objetivo coletar e distribuir dados meteorológicos para um conjunto de usuários. Para tal, foram empregados pelo desenvolvedor dois padrões de design:

Padrão (1): Criação de uma classe com apenas uma instância, responsável por controlar o acesso a um determinado sensor operado por equipes técnicas remotas.
Padrão (2): Definição de um objeto principal, de forma que todos os usuários dependentes são notificados e atualizados em tempo real.

Assinale a opção que indica os padrões de design (1) e (2), respectivamente.

  • A Singleton e Heritage.
  • B Strategy e Composite.
  • C Strategy e Observer.
  • D Singleton e Observer.
  • E Builder e Factory.

Existem diversas abordagens para técnicas, modelos e processos de um ciclo de vida de desenvolvimento de software.
Relacione as afirmativas I, II, III e IV às denominações mais adequadas correspondentes a essas técnicas, modelos e processos.

I. Usa uma abordagem que capacita o desenvolvedor e o cliente a entender e reagir aos riscos em cada etapa evolutiva.
II. Requisitos dos usuários são priorizados e os requisitos de mais alta prioridade são incluídos nas iterações iniciais.
III. Apropriado quando os requisitos são bem compreendidos e as mudanças serão bastante limitadas durante o design.
IV. Usado quando o desenvolvedor não tem certeza da eficiência de um algoritmo, ou da forma da interação homem/máquina

  • A I=Espiral; II=Incremental; III=Cascata; IV=Prototipação
  • B I= Incremental; II= Espiral; III=Cascata; IV=Prototipação
  • C I= Incremental; II= Espiral; III= Prototipação; IV= Cascata
  • D I=Espiral; II=Incremental; III= Prototipação; IV= Cascata
  • E I=Espiral; II=Cascata; III= Incremental; IV=Prototipação