Prova do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (IPERON - RO) - Administrador - UERR (2018) - Questões Comentadas

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Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.


I. A passagem “Mas ela já o amava tanto que não sabia mais como se livrar dele, estava em desespero de amor.” revela fragilidade e insegurança de Macabéa.

II. O trecho “- Me desculpe, mas até parece doença, doença de pele.” Apresenta humordeselegante.

III. As duas primeiras falas de Olímpico tentam forjar uma gentileza ultrapassada e forçada, posto que ele era um sujeito grosseiro.

IV. A aproximação entre as duas personagens - Macabéa e Olímpico - ocorre em virtude de sua condição de imigrantes nordestinos que lograram êxito longe de sua terra natal.


Está correto o que se afirma apenas em:

  • A II, III e IV.
  • B I e II.
  • C I e III.
  • D I, II e III
  • E I, II e IV.

O desenvolvimento do tema da narrativa, no fragmento apresentado, de Clarice Lispector, é marcado pela presença de um narrador:

  • A que expõe os aspectos e características de todas as personagens, inclusive a de si mesma, configurando-se em testemunha que participa dos acontecimentos narrados.
  • B que proporciona o contato com os acontecimentos e com as características das personagens, mesmo sendo uma delas, mesmo não sendo elemento participante na narrativa.
  • C apontado com o elemento irrelevante à apresentação e caracterização das personagens, que se coloca acima, para além dos limites de tempo e espaço.
  • D em terceira pessoa que assume a posição de observador na narrativa, podendo apresentar não só os atos e os movimentos, mas também os sentimentos e os pensamentos das personagens.
  • E protagonista do romance pelo fato de sua história ser o centro do romance, misturando-se com a história de Macabéa contada por ele.

Sobre os elementos destacados do fragmento "- Eu também acho esquisito, mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte”, leia as afirmativas.


I. O uso do pronome em BOTOU ELE atende ao padrão culto da língua.

II. O modo das formas verbais ACHO e BOTOU é determinado sobretudo pelas hipóteses que se verificam entre o conteúdo das orações.

III. Apalavra MAS é uma conjunção coordenativa.


Está correto apenas o que se afirma em:

  • A I.
  • B l e Ill.
  • C II.
  • D III.
  • E I e II.

Sobre os elementos destacados do trecho “E a moça, bastou-lhe vê-lo para torná-lo imediatamente sua goiabada-com-queijo.” é correto afirmar que:

  • A o verbo ver, em VÊ(-lo) necessita de um objeto direto para completar o seu sentido.
  • B os pronomes LHE e LO (nas duas ocorrências) referem-se à mesma personagem.
  • C a preposição PARA tem valor de destino.
  • D LO e LHE sintaticamente, possuem a mesma classificação.
  • E o sujeito da primeira oração é desinencial.

A acentuação é um tema inerente aos postulados gramaticais que, indiscutivelmente, concebe-se como um fator relevante, em se tratando da linguagem escrita. No texto, são acentuadas, seguindo a mesma regra de acentuação, as palavras:

  • A silêncio, operário, salário.
  • B metalúrgico, Macabéa, Você
  • C alguém, datilografa, têm.
  • D até, fôlego, vê
  • E só, já, torná-lo