Prova do IFAL - Auditor - COPEVE-UFAL (2016) - Questões Comentadas

Limpar Busca
No segundo parágrafo, a conjunção “mas”, que inicia o período, exerce uma função importante na estrutura textual, pois estabelece relação de sentido (oposição ou contraste) entre dois enunciados. Isso significa dizer que a autora
  • A somente iria deixar para reinventar-se posteriormente.
  • B teria que sair de sua zona de conforto para reinventar-se.
  • C entendeu, naquele momento, numa inspiração súbita, o que antes não sabia.
  • D já sabia que “viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos”.
  • E somente aprendeu a lidar com as inquietações cotidianas naquele momento.
Os vocábulos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do texto são
  • A a / à / a.
  • B a / à / à.
  • C à / a / à.
  • D à / à / a.
  • E à / à / à.
A partir da leitura do fragmento textual, é correto afirmar que ele
  • A aborda o pluralismo representado pelas classes sociais instauradas desde a colonização do Brasil.
  • B aborda historicamente os idiomas que influenciaram a variação existente no português.
  • C se refere apenas às questões regionalistas brasileiras, as quais são abrangentes.
  • D apresenta o pluralismo étnico e cultural na formação da sociedade brasileira.
  • E apresenta ideias que dizem respeito à economia brasileira.

Considerando as análises do período exposto na placa, dadas as afirmativas, I. O período é simples, oração absoluta. II. O termo “vagas” desempenha função sintática de sujeito. III. A oração apresenta sujeito indeterminado. IV. O verbo “haver” classifica-se como impessoal. verifica-se que estão corretas apenas

  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D I, II e IV.
  • E II, III e IV.

Dadas as afirmativas sobre os mecanismos linguísticos empregados na tirinha, I. No segmento: “MEU ANALISTA VIVE ME FALANDO ISSO!" (2º quadrinho), o pronome demonstrativo “isso” funciona como elemento catafórico, uma vez que se refere ao que foi proferido anteriormente pelo rato. II. O conectivo conjuncional “mas” (3º quadrinho) indica que a minhoca não compreendeu a fala do analista. III. Há, no segmento “MAS EU NÃO VENÇO!” (3º quadrinho), elipse de um termo, o qual pode ser recuperado pelo contexto. verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.