Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IF-MS) - Técnico - Biologia - IF-MS (2019) - Questões Comentadas

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Observe o trecho destacado de uma notícia publicada em um jornal eletrônico da capital sul-mato-grossense:

Estudantes secundaristas que ocuparam três escolas em Mato Grosso do Sul, pretendem novas ações a fim de sensibilizar a sociedade a respeito do movimento contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 241, que propõe congelar as despesas do Governo Federal, por até 20 anos, e a Medida Provisória, 746/2016, que reforma o Ensino Médio.

Fonte: Jornal Midiamax, 31/10/2016: http://www.midiamax.com.br/cotidiano/escolas-desocupadas-alunos-pretendem-novas-acoes-estado-320622

Assinale a alternativa que exemplifica o uso inadequado de elementos gramaticais que compõem a estrutura do trecho citado.

  • A Utilização inadequada de acentuação em Provisória.
  • B Utilização inadequada da vírgula em Estudantes secundaristas que ocuparam três escolas em Mato Grosso do Sul, pretendem novas ações (...).
  • C Utilização inadequada de concordância verbal em (...) que propõe congelar as despesas do Governo Federal.
  • D Não utilização de crase em a fim de sensibilizar.
  • E Não utilização de aspas na citação dos documentos PEC e Medida Provisória.

Em seu livro Eu me chamo Antônio (2013), o escritor Pedro Gabriel brinca com os conceitos de sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Leia os trechos da obra e avalie se as análises estão CORRETAS.


I. Amores sempre vêm e vão, mas nunca vêm em vão (GABRIEL, 2013, p. 22) - As palavras sempre e nunca expressam sentidos contrários, estabelecendo relação de sentido entre dois termos que se opõem, portanto são exemplos de antonímia.

II. Me amasse como se eu te amasse também (GABRIEL, 2013, p. 133) – Quanto à elaboração sintática, os pronomes oblíquos me e te foram utilizados de acordo com as regras da norma culta. Quanto à elaboração semântica, o termo amasse configura-se como exemplo de sinonímia, compreendendo somente o sentido de gostar muito de algo ou alguém, não permitindo a leitura do trecho por meio de outros significados.

III. Eu te amo. Oração subordinada a você. (GABRIEL, 2013, p.39) – A construção sintática do texto coaduna com o sentido metafórico, uma vez que Eu te amo é a oração principal e Oração subordinada a você é uma oração subordinada substantiva. Tal qual o eu-lírico que se sente subordinado à mulher amada.

IV. Grandes amores são grandes dúvidas. Não vivê-los é morrer com grandes dívidas. (GABRIEL, 2013, p.42) - Há semelhança na forma e no som das palavras dúvidas e dívidas, estabelecendo uma relação paronomástica.

V. Amores sempre vêm e vão, mas nunca vêm em vão (GABRIEL, 2013, p. 22) - O autor explora a relação de identidade de pronúncia e de grafia do termo vão: na primeira oração, corresponde ao verbo irregular ir conjugado na 3ª pessoa do plural, no tempo presente do indicativo; e na segunda oração, o mesmo termo é usado como adjetivo, significando à toa, inútil.

GABRIEL, Pedro. In: Eu me chamo Antônio. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

  • A As alternativas I, IV e V estão corretas.
  • B As alternativas I, II e III estão corretas.
  • C As alternativas II, III e IV estão corretas.
  • D Somente a alternativa II está correta.
  • E As alternativas III, IV e V estão corretas.

Segundo João Bosco Medeiros (2011), dentre os fatores que contribuem para a incorreção gramatical em redações oficiais encontram-se: a obscuridade, o uso de pleonasmos, a ambiguidade e o barbarismo. Além desses, um caso bastante frequente na escrita dessas redações é o emprego equivocado de formas verbais. Analise os trechos a seguir e assinale a alternativa correspondente àquele que consiste em uma inadequação relacionada à impessoalidade verbal.

  • A Houve um grande número de reclamações acerca dos serviços prestados por esta assessoria. Diante disso, colocamo-nos à disposição para que sejam feitos os devidos esclarecimentos por meio do nosso e-mail institucional.
  • B Disseram-nos que todos os servidores deverão comparecer à reunião marcada para as 16 horas da próxima quinta-feira, dia 4. Serão discutidas as novas deliberações da Diretoria-Geral relacionadas às orientações do Ministério Público sobre reposições de horas não trabalhadas.
  • C Informamos que foram recebidos os processos encaminhados a esta coordenação. Os trâmites seguintes dar-se-ão de acordo com a disponibilidade de agenda do responsável pelas análises processuais.
  • D No que diz respeito à indagação da servidora, foi-nos informado que houve uma denúncia relacionada aos procedimentos do setor envolvido. De acordo com os denunciantes, fazem dois meses que não há respostas para as solicitações enviadas.
  • E Para que seja possível resolver o problema posto, há algumas saídas emergenciais. Dentre elas, os cortes nos gastos do setor, considerando a baixa produtividade diante de tamanhos investimentos.

Observe a imagem abaixo:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Considerando-se a linguagem verbal e não verbal do texto acima, é CORRETO afirmar que a expressão “tá frito”:

  • A não gera ambiguidade em função do contexto.
  • B cria ambiguidade pelo caráter polissêmico da linguagem.
  • C só pode ser entendida em sentido literal.
  • D provoca incoerência já que no contexto se mostra confusa para o leitor.
  • E não está adequada pelo desvio da norma padrão.

Assinale a opção que continua de forma coesa e coerente o trecho a seguir:

Afinal o que levou o famoso pintor Vincent van Gogh a cortar a própria orelha? Suposições e teorias não faltam. A mais conhecida - de que o artista holandês se automutilou por causa de uma discussão com o pintor francês Paul Gauguin - acaba de ser colocada em xeque.

Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-37839683 Acesso em: 03/11/2016

  • A O fato de que Van Gogh não recebeu bem a notícia do casamento não é novidade. Estudos anteriores indicavam, no entanto, que ele só teria sido comunicado sobre o noivado após a automutilação, o que é contestado por Bailey.
  • B Na noite do mesmo dia, Van Gogh e Gauguin protagonizaram a célebre discussão e, logo depois, o artista cortou a orelha com uma lâmina de barbear.
  • C O episódio teria sido motivado, na verdade, pela notícia de que o irmão mais novo de Van Gogh, Theo, estava prestes a se casar, com Johanna Bonger. Van Gogh teria se sentido ameaçado pelo matrimônio e surtado diante da iminente "perda".
  • D Após o ato dramático, o pintor envolveu a orelha em um pedaço de papel e a levou até um bordel, onde teria entregue a uma jovem, que desmaiou.
  • E A tese é do pesquisador Martin Bailey, que publicou as descobertas em seu novo livro, Studio of the South: Van Gogh in Provence, que narra o período em que o pintor holandês morou em Arles, no sul da França, de 1888 a 1889.