Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE) - Nível Médio - IF-PE (2019) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Para o desenvolvimento da competência leitora, é essencial compreender a articulação das ideias em um texto, tanto a primária quanto as secundárias, pois estas oferecem suporte àquela. Considerando essa explicação, é CORRETO afirmar que a ideia principal do TEXTO 1 é

  • A a inserção dos jogos cooperativos como uma excelente ferramenta que estimula o esforço conjunto dos estudantes para se atingir um objetivo comum, contrariando a estrutura competitiva e incentivando a participação total dos alunos.
  • B a importância do relacionamento entre professores, gestores e alunos, em que oportunidades de diálogo sejam oferecidas para estimular a abertura de um relacionamento de confiança e de cooperação entre todos.
  • C a comunicação entre escola e família, expondo que é fundamental que os pais estejam cientes dos problemas relacionados ao bullying, para que eles se envolvam ativamente e aproximem-se das ações da escola.
  • D o entendimento de que a escola tem papel fundamental no desenvolvimento dos valores dos jovens, e de que o processo educacional constitui uma prática que conduz à cooperação e ao respeito mútuo, atacando a raiz de problemas como o bullying.
  • E o desenvolvimento de projetos e trabalhos em conjunto como uma boa alternativa para delegar funções e permitir que os alunos tomem responsabilidades diferentes em um projeto anual ou semestral promovido pela escola.

Ao abordar o problema do manejo de resíduos, o TEXTO 1 defende que

  • A o lixo, depois de produzido, é um resto inútil, por isso é importante conter o consumo e reciclar os materiais que já estejam em desuso.
  • B o lixo é um problema desde antes da industrialização, já que matérias orgânicas como restos de comida e excrementos de animais não recebiam tratamento.
  • C a concentração da população nas grandes cidades trouxe o acúmulo de lixo para dentro das casas das pessoas, fazendo crescer montanhas de lixo.
  • D o lixo não pode retornar ao ciclo produtivo por ser fonte de contaminação tanto para o meio ambiente como para a população, por causa das doenças.
  • E as soluções para o tratamento do lixo passam por uma mudança no perfil de consumo por parte do indivíduo, e na estrutura do ciclo produtivo como um todo.

Assinale a alternativa que apresenta uma interpretação CORRETA do TEXTO 1.

  • A O TEXTO 1 associa a leitura ao desenvolvimento acadêmico do indivíduo, uma vez que a equipe de neurocientistas da Universidade de Emory monitorou as reações de 21 estudantes, os quais demonstraram um desempenho acadêmico melhor porque cultivam o hábito de ler.
  • B O principal assunto do TEXTO 1 é a divulgação de trabalhos científicos que comprovam a eficácia da leitura nos tratamentos psicoterapêuticos, uma vez que os livros ajudam na superação de conflitos pessoais, como rupturas e disputas.
  • C A associação entre “leitura” e “felicidade”, no TEXTO 1, reside no fato de que, ao ler, o estresse se reduz e a inteligência emocional, assim como o desenvolvimento psicossocial, o autoconhecimento e o cultivo da empatia melhoram, indicando que pessoas que leem vivem mais contentes, satisfeitas, menos agressivas e mais otimistas.
  • D O TEXTO 1 associa “leitura” a “felicidade” ao indicar que quem lê pode se tornar, também, um escritor bem-sucedido, o que é evidenciado pelo caso de Keith Oatley, o qual é romancista e professor de Psicologia Cognitiva da Universidade de Toronto.
  • E O objetivo do TEXTO 1 é convencer as pessoas a abandonarem os tratamentos terapêuticos convencionais e investirem na biblioterapia, apresentando os benefícios gerados pela leitura e divulgando o trabalho realizado na School of Life.

Observe a FIGURA 1 e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das tríades nela representadas, assim como os estados em que elas se apresentam, respectivamente.
FIGURA 1
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Mi menor, em estado fundamental; Sol maior, na segunda inversão; Lá menor, na segunda inversão; Fá maior, na primeira inversão.
  • B Dó maior, na primeira inversão; Sol maior, na segunda inversão; Lá menor, na segunda inversão; Fá maior, em estado fundamental.
  • C Dó maior, na primeira inversão; Ré menor, em estado fundamental; Lá menor, na segunda inversão; Fá maior, em estado fundamental.
  • D Dó menor, na primeira inversão; Ré maior, em estado fundamental; Lá maior, na segunda inversão; Fá menor, na primeira inversão.
  • E Mi maior, em estado fundamental; Sol maior, na primeira inversão; Lá menor, em estado fundamental; Fá maior na segunda inversão.

É CORRETO afirmar que o TEXTO 1 está organizado a partir de uma linguagem

  • A baseada no uso de figuras de linguagem, através das quais são expostos os principais desafios de professores e gestores do espaço escolar.
  • B figurada, que se aproxima do público leitor através de várias expressões coloquiais e de marcas da oralidade.
  • C baseada em recursos conotativos que reforçam a gravidade do bullying nas escolas, como o uso de hipérbole na sugestão de atividades de combate ao problema.
  • D denotativa, com discussão baseada em argumentos, o que atende ao gênero textual proposto.
  • E que descreve os problemas do ambiente escolar, os quais são sequenciados através do recurso expressivo de metáforas.