Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IF-SP) - Vestibular - IF-SP (2013) - Questões Comentadas

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As espécies que vivem em um mesmo ambiente estão ligadas entre si, como elos de uma grande corrente. O motivo que as une é o alimento: uns servem de alimento aos outros, transferindo-lhes a matéria que forma seus corpos e a energia que acumula para realizar as suas funções vitais. Matéria e energia passam de um elo a outro da cadeia alimentar: dos produtores aos consumidores e, destes, aos decompositores. Parte de energia é consumida em cada elo, pelas atividades que os seres vivos desenvolvem para sobreviver; aos últimos elos sobram parcelas cada vez menores de energia . Daí falarmos em fluxo de energia. No caso da matéria , falamos em ciclo da matéria, uma vez que os átomos que a constituíam poderão ser incorporados por outros seres vivos, não havendo perda ao longo do trajeto.
(chc.cienciahoje.uol.com.br/por-dentro-das-cadeias-alimentares.Acesso em 05.04.2013. Adaptado.)




Sobre a transferência de matéria e energia ao longo da cadeia alimentar, é válido afirrmar que

  • A os consumidores representam o primeiro elo da cadeia alimentar e são responsáveis por produzir matéria orgânica a partir do CO2 por meio da fotossíntese.
  • B os produtores representam o primeiro elo da cadeia alimentar, pois produzem seu próprio alimento e não realizam funções vitais, como respiração e locomoção.
  • C os decompositores representam o último elo da cadeia alimentar e são responsáveis por destruir a matéria orgânica que constituía o corpo dos produtores.
  • D a energia é integralmente transferida de um nível trófico a outro, pois não há consumo energético nos diferentes elos da cadeia alimentar.
  • E a matéria orgânica passa de um nível trófico a outro e retorna ao ambiente na forma inorgânica por meio da respiração, excreção e decomposição dos organismos.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Analise a tabela apresentada a seguir e escolha a alternativa que relaciona corretamente o tipo de nutriente, sua função no organismo e os exemplos de alimentos que são fontes importantes do nutriente em questão.
  • A Nutriente -------------------- Carboidratos Função no Organismo ----- Principal fonte de energia utilizada pelo organismo para se manter e realizar as atividades diárias Grupo de Alimentos -------- Carne e Ovos
  • B Nutriente -------------------- Proteínas Função no Organismo ----- Ajudam no funcionamento intestinal, reduzindo o tempo que o alimento leva para ser digerido e eliminado Grupo de Alimentos -------- Manteiga e Óleos
  • C Nutriente -------------------- Lipídios Função no Organismo ----- Principal forma de armazenamento de energia excedente pelo organismo, também ajudam no transporte de vitaminas. Grupo de Alimentos -------- açucar e Cereais
  • D Nutriente -------------------- Vitaminas Função no Organismo ----- São encontradas nos alimentos em quantidades pequenas; sua deficiência causa diversos problemas de saúde. Grupo de Alimentos -------- Frutas e Legumes
  • E Nutriente ---------------------Fibras Função no Organismo ----- Principal fonte de elementos que são essenciais para construir o próprio corpo dos organismos: os aminoácidos. Grupo de Alimentos -------- Carnes e Frutas

Em junho de 2012, no Rio de Janeiro, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Durante o evento, mais de 45 mil pessoas, incluindo representantes de 188 países, se reuniram para discutir estratégias e atitudes que tem como objetivo proteger o futuro do planeta. Uma das principais conclusões apresentadas no “Relatório Rio+20: o modelo brasileiro”, documento oficial produzido no fim da conferência, é que “a mudança dos padrões de produção e consumo será determinante para se alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável nas próximas décadas”.



Um exemplo de mudança nos padrões de produção e consumo que contribuirá para o desenvolvimento sustentável é
  • A a redução do uso de fontes alternativas de energia, como usinas eólicas, coletores solares e queima de biogás, pois estas são ineficazes na produção de energia elétrica.
  • B a redução da produção de resíduos sólidos e químicos nas indústrias e residências, os quais deverão ser produzidos na menor quantidade possível, além de receber tratamento adequado.
  • C o aumento da emissão de poluentes atmosféricos emitidos pelas indústrias e meios de transporte, uma consequência do aumento da produção industrial e do crescimento da frota de veículos.
  • D o aumento do consumo de água tanto nas residências quanto na produção agropecuária e industrial, pois se trata de um recurso natural renovável.
  • E o aumento do consumo impulsivo de produtos, especialmente os importados, pois o acúmulo de bens desnecessários contribui para melhorar a economia de outros países.

O canto dos sapos tem tudo a ver com a reprodução. Na maioria das espécies apenas o macho é quem canta para avisar a fêmea que está pronto para se reproduzir. a fêmea escuta muito bem e se aproxima do sapo macho que a abraça forte. Depois que é abraçada, ela sai pulando até encontrar um lugar adequado para por seus óvulos. O sapo macho vai atrás e lança seus espermatózoides sobre os pequenos óvulos, buracos nas árvores que estejam cheios de água. (*Por que os sapos cantam? - Revista Ciência Hoje das Crianças, nº 128, setembro de 2002. Adaptado. )



Considere as seguintes a� rmações sobre o texto anteriormente transcrito:

I. Os sapos se reproduzem por meio de reprodução assexuada, na qual a fecundação do óvulo pelo espermatozóide dá origem aos girinos.

II. Os sapos se reproduzem por meio de fecundação interna, na qual o macho deposita seus gametas dentro do corpo da fêmea, que depois bota os ovos já fecundados

III. Os óvulos e os espermatozóides são células especiais formadas por meiose, um tipo de divisão celular que produz as células reprodutoras ou gametas.

IV. O crescimento dos sapos, desde a fase larval de girinos até a idade adulta, ocorre por meio de sucessivas divisões celulares chamadas mitose.




São verdadeiras as afirrmações feitas em

  • A I e II, somente.
  • B I e III, somente.
  • C II e IV, somente.
  • D III e IV, somente.
  • E I, II, III e IV.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O fato de eles terem conseguido dar saltos enormes comparados com os saltos aqui na Terra ocorreu porque na Lua
  • A há ventos lunares que impulsionam os astronautas.
  • B a massa dos astronautas é menor do que na Terra.
  • C o peso dos astronautas é menor do que na Terra.
  • D há mais resistência do ar do que na Terra.
  • E a gravidade é praticamente nula.