Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IF-AC) - Professor - Biologia - MS CONCURSOS (2014) - Questões Comentadas

Limpar Busca
O que motivou o autor a escrever o texto, ou seja, qual o objeto de crítica do autor?
  • A O filme alemão “Inferno”, de 2012.
  • B A resenha do filme “Inferno”, feita por um resenhista brasileiro.
  • C O destino do homem na Terra depois de terríveis tempestades solares.
  • D A diferença entre estrelas e planetas.
O título do texto é “No mundo da lua” e, de acordo com o texto, pressupõe-se que esse título se refere a quem?
  • A Ao resenhista brasileiro que fez a resenha do filme “Inferno”.
  • B A todos os jornalistas.
  • C Ao autor do texto “No mundo da lua”.
  • D Aos políticos.
“Aprendia-se além disso que esse equilibrado conjunto compõe o sistema solar, [...]”. O sintagma nominal “esse equilibrado conjunto” substitui o que foi dito anteriormente, mantendo com o restante do texto uma relação de
  • A intertextualidade.
  • B ambiguidade.
  • C polissemia.
  • D coesão.
“os estudantes de primeiro e segundo grau aprendiam que a Terra gira em torno de uma estrela ― o Sol ―, com outros sete planetas;”. Qual a função sintática do termo “― o Sol ―”? Que outro sinal de pontuação poderia substituir os travessões?
  • A Vocativo; vírgulas.
  • B Sujeito; parênteses.
  • C Aposto; vírgulas.
  • D Complemento Nominal; dois-pontos.
Assinale a única alternativa em que não se percebe, no excerto, a presença de crítica ou de ironia.
  • A “Certos escribas são capazes de produzir tolices por ignorar coisas elementares como a diferença entre estrelas e planetas ou entre o anu e a garça”
  • B “Que ideia fará do sistema solar o inventivo resenhista brasileiro? Saberá ele a diferença entre estrelas e planetas? Entre planetas e satélites? Entre constelações e galáxias? Entre o anu e a garça?”
  • C “pelo jeitão da coisa e do grau de conhecimento de alguns escribas em ação em jornais, revistas e outros meios de comunicação, tem-se a vaga impressão de que o sistema educacional brasileiro, incluindo as escolas de jornalismo, já teve melhores dias.”
  • D “nessas aulas, e nas de física, os estudantes de primeiro e segundo grau aprendiam que a Terra gira em torno de uma estrela ― o Sol ―, com outros sete planetas;”