Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IF-RJ) - Bibliotecário - SELECON (2023) - Questões Comentadas

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De acordo com a lei sobre direitos autorais, Lei nº 9.610/1998, a obra originária é definida como uma obra que:

  • A é uma criação primígena
  • B não foi objeto de publicação
  • C foi publicada após a morte do autor
  • D resulta da fixação de imagens com ou sem som
  • E não indica o nome do autor, por sua vontade ou por ser desconhecido

Com base na NBR 6022/2018, a estrutura de um artigo é composta de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. São os elementos textuais:

  • A título, autor e resumo
  • B referência, glossário e apêndice
  • C introdução, desenvolvimento e conclusão
  • D introdução, desenvolvimento e considerações finais
  • E título, resumo no idioma do documento e datas de submissão e aprovação de artigo

Segundo a ABNT NBR 6023/2018, as referências são constituídas de elementos essenciais e, quando necessário, acrescentam-se os elementos complementares que são retirados da própria obra. A alternativa correta que contém os elementos essenciais de parte de uma obra é:

  • A GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Perspectivas de ensino e pesquisa em organização do conhecimento em cursos de biblioteconomia: uma reflexão. In:______. Educação, universidade e pesquisa. São Paulo: FAPESP, 2001. p. 61-72. ISBN 85-86738-16-6.
  • B GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Perspectivas de ensino e pesquisa em organização do conhecimento em cursos de biblioteconomia: uma reflexão. In: CARRARA, Kester (org). Educação, universidade e pesquisa. São Paulo: Fapesp, 2001. p.61-72.
  • C GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Perspectivas de ensino e pesquisa em organização do conhecimento em cursos de biblioteconomia: uma reflexão. In: CARRARA, Kester (org). Educação, universidade e pesquisa. São Paulo: Fapesp, 2001. p.61-72.
  • D GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Perspectivas de ensino e pesquisa em organização do conhecimento em cursos de biblioteconomia: uma reflexão. In:______ CARRARA, Kester (org). Educação, universidade e pesquisa. São Paulo: Fapesp, 2001. p.61-72.
  • E GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Perspectivas de ensino e pesquisa em organização do conhecimento em cursos de biblioteconomia: uma reflexão. In:______ CARRARA, Kester (org). Educação, universidade e pesquisa. São Paulo: Fapesp, 2001. p.61-72.

Weitzel (2013) afirma que os conhecimentos produzidos e aplicados nas universidades são extremamente dinâmicos. Assim, no processo de desenvolvimento de coleções das bibliotecas universitárias, o bibliotecário deve dar ênfase às etapas de:

  • A descarte e catalogação
  • B avaliação e aquisição
  • C desbastamento e avaliação
  • D estudo da comunidade e seleção
  • E processo de referência e seleção

De acordo com Barbalho e Beraquet (1996), o gerenciamento de uma unidade de informação pressupõe a compreensão dos conceitos gerenciais clássicos. As funções gerenciais descritas pelas autoras são:

  • A planejamento, formulação, implantação, controle e revisão
  • B planejamento, diagnóstico, desempenho, controle e renúncia
  • C planejamento, organização, desempenho, controle e revisão
  • D planejamento, organização, diagnóstico, desempenho e controle
  • E planejamento, disciplina, implementação, controle e avaliação