Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) - Nível Médio - CESPE/CEBRASPE (2018) - Questões Comentadas

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No texto CG2A1AAA, a expressão “alheias ao fato” (ℓ.18) foi empregada com o sentido de

  • A atentas ao fato.
  • B indiferentes ao fato.
  • C responsáveis pelo fato.
  • D entristecidas com o fato.
  • E preocupadas com o fato.

A expressão ‘meio-dia e meio’ (ℓ.6) está errada porque

  • A a repetição de ‘meio’ deve ser evitada na mesma frase.
  • B o emprego do hífen na expressão contraria o novo acordo ortográfico.
  • C a concordância deve ser feita com a ideia de hora — meia hora
  • D a única forma correta é ‘meio-dia e trinta’ (.13).
  • E ‘meio’ provoca erro de regência.

Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita do trecho “devido à sua rigidez administrativa, inadequação das normas e grande quantidade de regulamentos” (ℓ. 12 a 14). Assinale a opção em que a reescrita, além de manter o sentido da informação originalmente apresentada, também preserva a correção gramatical do texto CG2A1BBB.

  • A devido à sua rigidez administrativa, à inadequação das normas e à grande quantidade de regulamentos
  • B devido à sua rigidez administrativa, a inadequação das normas e a grande quantidade de regulamentos
  • C devido sua rigidez administrativa, inadequação das normas e grande quantidade de regulamentos
  • D devido à sua rigidez administrativa, à inadequação das normas e grande quantidade de regulamentos
  • E devido sua rigidez administrativa, a inadequação das normas e a grande quantidade de regulamentos

Conforme o trecho “Mas a língua é como a mulher de César: não lhe basta ser honesta, convém que o pareça” (ℓ. 6 a 8) do texto CG4A1AAA ,subentende-se que, para o autor, a expressão ‘meio-dia e meia’ (ℓ.5 e (ℓ.16)

  • A parece estar de pleno acordo com a gramática.
  • B indica que o falante desconhece as regras da língua.
  • C desobedece às exigências gramaticais da concordância.
  • D provoca no ouvinte erro de interpretação e compreensão.
  • E parece estar em desacordo com o espírito da língua.

Um exemplo de discurso direto no texto CG2A1CCC é o trecho

  • A “O desenvolvimento de salas de aula virtuais avança a passos largos” (ℓ. 1 e 2).
  • B “De acordo com Claudete Paganucci, pedagoga, a integração da equipe responsável por administrar os cursos é crucial para o sucesso da educação a distância” (ℓ. 6 a 8).
  • C ‘Tanto professores quanto alunos precisam de oficinas de capacitação para que o acesso às novas tecnologias seja um facilitador do ensino e não gere frustração na hora de aprender ou ensinar’ (ℓ. 8 a 11).
  • D “A pedagoga acrescenta que a maioria dos alunos é composta por adultos” (ℓ. 14 e 15).
  • E “Apesar das exigências, o método de ensino permite que o aluno organize seu próprio horário de estudos” (ℓ. 16 a 18).