Prova do IF Goiano - Técnico - Eletrotécnica - CS-UFG (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

No texto acima, predomina o emprego da norma-padrão escrita da língua portuguesa. No entanto, um desvio em relação às prescrições da gramática normativa pode ser percebido

  • A no uso da palavra “moderna” com relação à Sofia.
  • B na pontuação da oração “quando o assunto é amor”.
  • C na ausência do acento indicador de crase em “são aqueles”.
  • D no emprego da palavra “que” em “O que ela não sabia”.

Com base nos aspectos estruturais, funcionais e contextuais que marcam um determinado gênero textual, o Texto 1 exemplifica o gênero textual

  • A verbete.
  • B editorial.
  • C romance.
  • D sinopse.

Para que uma sequência linguística seja entendida como texto, é preciso que apresente determinadas propriedades denominadas fatores ou elementos da textualidade. Entre essas propriedades está a aceitabilidade, noção definida como

  • A o papel do leitor no processamento textual para que a construção do sentido ocorra de forma plena e cooperativa.
  • B a disposição do enunciador de usar todos os recursos possíveis a fim de que seu texto seja uma unidade significativa completa.
  • C a condição segundo a qual a linguagem é, essencialmente, uma atividade que se constitui na retomada de conhecimentos prévios.
  • D a adequação do texto ao contexto sociocomunicativo do qual emerge e no qual circula, sua inscrição em uma dada realidade.

Em relação às orientações da norma-padrão, a regência da forma verbal “assistindo” no texto, é considerada

  • A adequada, porque tem o sentido de “ser de direito”.
  • B inadequada, pois tem o sentido de “pertencer”.
  • C inadequada, pois tem o sentido de “ver”.
  • D adequada, pois tem o sentido de “presenciar”.

No período “Durante séculos, essa silenciosa espécie canina foi desprezada e desconsiderada”, a vírgula foi empregada segundo uma regra específica. Uma frase em que a(s) vírgula(s) é(são) empregada(s) pelo mesmo motivo é:

  • A “Pedro, Maria e Tiago foram à escola”.
  • B “Meninos, saiam já da chuva!”.
  • C “Paris, capital da França, é uma bela cidade”.
  • D “Os alunos, naquele dia de inverno, ficaram em casa”.