Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IF-TO) - Jornalista - IF-TO (2019) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Com relação às ideias do texto 1, assinale a alternativa correta.

  • A A interpretação de textos clássicos, como os de Shakespeare e Goethe, encontra-se consolidada, tendo em vista o esgotamento das possibilidades de leitura de escritores já amplamente estudados.
  • B Dado o seu grau acurado de observação da realidade, grandes escritores eram imunes aos preconceitos vigentes na sociedade da qual faziam parte.
  • C A influência que determinada obra exerce sobre escritores de diferentes épocas é decisiva para inscrevê-la entre os clássicos.
  • D Autores que, conquanto tidos como clássicos, deixaram entrever em suas obras desvios éticos, a exemplo de preconceitos contra judeus, devem ser recusados por professores e estudantes.
  • E A sobrevivência dos clássicos se deve ao trabalho de professores e pesquisadores responsáveis pela difusão das obras dos grandes escritores.

Com base nas ideias expressas no texto 1, considere as assertivas seguintes:


I. O bom exercício da leitura de grandes obras do passado exige humildade do leitor, de modo que este não demande do escritor distante do tempo presente adesão aos costumes contemporâneos.

II. O valor ético e moral de uma obra deve se sobrepor a suas qualidades artísticas.

III. O contexto em que uma obra clássica foi escrita não é necessário para a sua boa compreensão, haja vista que a cultura contemporânea, vivenciada pelos atuais leitores, se revela diversa da cultura da época em que a obra foi produzida.

IV. Escritores contemporâneos, ao contrário dos clássicos, não estão suscetíveis a vocalizar preconceitos em suas obras, dado que a cultura presente é marcada pela adesão à justiça social.

V. A influência da obra de Goethe em uma obra contemporânea que trata da busca de duas amigas por autoconhecimento e liberdade corrobora o argumento de que o escritor não merece as críticas que recebeu acerca da representação do feminino em sua obra.


Assinale a opção correta:

  • A Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
  • C Apenas a afirmativa V está correta.
  • D Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
  • E Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

Com relação aos aspectos linguísticos do texto 1, assinale a assertiva correta:

  • A No § 10, caso houvesse inversão na ordem das expressões “Virgílio” e “o romano”, estas não seriam mais separadas por vírgula, de modo que se registrasse: “Desde os dramaturgos da antiga Grécia — como Ésquilo, que disse que suas peças não passavam de migalhas do banquete homérico — e o romano Virgílio, até escritores modernos (...)”.
  • B O excerto “o novelista Brian Morton compara a leitura dos grandes escritores do passado a uma viagem no tempo, na qual o aventureiro deve mover-se com cautela (...) (§ 1º), preservada a norma-padrão e o sentido original do texto, poderia ser assim redigido: “o novelista Brian Morton compara a leitura dos grandes escritores do passado a uma viagem no tempo, onde o aventureiro deve mover-se com cautela (...)”.
  • C Observada a norma-padrão, no excerto “Contudo, atento aos detalhes da versão de Goethe, que se distancia tanto do texto euripidiano como de outras versões da época (...)” (§ 15), a autora poderia valer-se da ênclise, pospondo, assim, o pronome ao verbo, conforme este registro: “Contudo, atento aos detalhes da versão de Goethe, que distancia-se tanto do texto euripidiano como de outras versões da época (...)”.
  • D No trecho “cujas práticas não correspondem às nossas” (§ 1º), o sinal indicativo de crase é obrigatório, haja vista ser indispensável o emprego do artigo a(s) antes de pronomes possessivos.
  • E Observada a norma-padrão, o trecho “cujas práticas não correspondem às nossas” (§ 1º) poderia ser assim redigido: “cujas as práticas não correspondem às nossas”.

Considerando os aspectos linguísticos do texto, julgue as afirmativas a seguir:


I. No § 8º, a expressão “Ou seja” introduz uma paráfrase.

II. No trecho “capazes de despertar a fome literária do leitor” (§ 12), a autora vale-se de linguagem conotativa.

III. No § 3º, a palavra “Ora” tem sentido diferente daquele empregado no excerto “ora atribuindo ao texto características inexistentes, ora interpretações anacrônicas” (§ 12).

IV. O excerto “Isso decorre, portanto, da vitalidade das suas influências ao longo da história” (§ 9º) poderia ser assim redigido, mantidos o sentido original e a norma-padrão: “Isso decorre, pois, da vitalidade das suas influências ao longo da história”.

V. Estariam preservados o sentido original e a norma-padrão da língua, caso a autora, no § 1º, substituísse a forma verbal “correspondem” pela forma verbal “correspondam”, conforme o seguinte registro: “cujas práticas correspondam às nossas”.


Assinale a opção correta:

  • A Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas.
  • E Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

Considerando os mecanismos de coesão e os sentidos do texto 1, assinale a alternativa correta:

  • A No § 11, a expressão “seu advento” tem como referente “outros escritores”.
  • B No trecho “cujas práticas não correspondem às nossas” (§ 1º), o pronome relativo “cujas” tem como referente o sintagma “o aventureiro” (§ 1º).
  • C No trecho “cujas atitudes revelam um importante questionamento (...)” (§ 15), o pronome relativo “cujas” tem como referente “Goethe” (§ 15).
  • D No § 10, a expressão “suas peças” tem como referente “Homero”.
  • E A expressão “suas influências” (§ 9º) tem como referente o sintagma “autores como Homero e Shakespeare” (§ 9º).