Prova do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Uberlândia (IPREMU) - Contador - FUNDEP (Gestão de Concursos) (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O autor da resenha

  • A critica o cinema que destaca o lado vitorioso da guerra e valoriza a técnica utilizada por Sam Mendes.
  • B compara o filme resenhado com outros filmes sobre o tema, mas não utiliza outras obras do diretor na avaliação.
  • C destaca as atuações dos atores consagrados, mas não as dos atores protagonistas estreantes.
  • D valoriza o que a linguagem do cinema pode promover e chama a atenção para recursos como a trilha sonora.

A diferença apontada pelo texto entre os diretores Kubrick e Mendes em seus filmes é que

  • A Kubrick retratou a Primeira Guerra logo após o seu fim; e Mendes a retomou muito tempo depois.
  • B Mendes narrou o lado heroico dos soldados; e Kubrick, por sua vez, narrou a covardia dos soldados.
  • C Mendes destacou-se mais que Kubrick, por ter habilidade de produzir gêneros do cinema variados.
  • D Kubrick narrou a Primeira Guerra do ponto de vista dos oficiais; e Mendes narrou do ponto de vista dos soldados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, por parágrafos, das estratégias argumentativas utilizadas no texto.

  • A Exemplifica com citações de filmes; direciona seus argumentos para a Primeira Guerra Mundial no cinema; define o lado sombrio da guerra como mais interessante para o cinema; apresenta e avalia a técnica usada pelo diretor; compara o filme resenhado com outra obra do gênero, além de apresentar um breve resumo; analisa as atuações do filme.
  • B Define o lado sombrio da guerra como mais interessante para o cinema; exemplifica com citações de filmes; direciona seus argumentos para a Primeira Guerra Mundial no cinema; compara o filme resenhado com outra obra do gênero, além de apresentar um breve resumo; apresenta e avalia a técnica usada pelo diretor; analisa as atuações do filme.
  • C Define o lado sombrio da guerra como mais interessante para o cinema; exemplifica com citações de filmes; compara o filme resenhado com outra obra do gênero, além de apresentar um breve resumo; direciona seus argumentos para a Primeira Guerra Mundial no cinema; apresenta e avalia a técnica usada pelo diretor; analisa as atuações do filme.
  • D Apresenta e avalia a técnica usada pelo diretor; define o lado sombrio da guerra como mais interessante para o cinema; direciona seus argumentos para a Primeira Guerra Mundial no cinema; exemplifica com citações de filmes; compara o filme resenhado com outra obra do gênero, além de apresentar um breve resumo; analisa as atuações do filme.

Releia o trecho a seguir, observando os pronomes em destaque.


“[...] Sam Mendes narra o heroico calvário de dois soldados muito jovens do exército inglês com uma missão que pode ser suicida, a de abandonar as trincheiras e sair a céu aberto para avisar seus companheiros que os alemães fingiram uma retirada, armaram uma armadilha para massacrá-los. É uma missão com poucas chances de sobrevivência para esses dois homens responsáveis e assustados, mas com um motivo inapelável para um deles, já que seu irmão está entre os alvos do engodo.”


Assinale a alternativa que apresenta relação incorreta entre o pronome e termo a que ele se refere.

  • A que = uma missão
  • B seus = dois soldados muito jovens do exército inglês
  • C os = seus companheiros
  • D esses = dois

Assinale a alternativa em que foi utilizada apenas linguagem denotativa.

  • A “1917’: O virtuosismo filmando a angústia e o medo”
  • B “O desembarque na Normandia foi crucial para a derrota daquele monstro com bigodinho [...].”
  • C “Você tem a sensação de que as duas horas de filmagem se desenrolam em um só plano. Não percebe os cortes.”
  • D “Sam Mendes, para transmitir essa história de medo, de incerteza, de monstros que espreitam na luz ou na sombra os dois aventureiros involuntários.”