Prova do Usina Hidrelétrica de Itaipu (ITAIPU BINACIONAL) - Fotógrafo - NC-UFPR (2014) - Questões Comentadas

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A respeito do texto, considere as seguintes afirmativas:

1. O impacto desencadeado pela cena do menino amarrado ao poste evidenciou uma forma de violência e a atitude de conivência demonstrada por uma parcela da sociedade.

2. O episódio do menino amarrado ao poste está diretamente relacionado a fatores de ordem econômica e racial.

3. A referência às “nossas desumanidades cotidianas” (linha 33) foca a culpabilidade da polícia do Rio de Janeiro.

4. O tratamento violento dispensado a jovens pobres no Brasil tem sido visto como algo normal.

Quais correspondem a ideias veiculadas pelo texto?

  • A Apenas 1 e 2.
  • B Apenas 1 e 4.
  • C Apenas 3 e 4.
  • D Apenas 1, 2 e 4.
  • E Apenas 2, 3 e 4.
A palavra “consternação” (linha 1) é registrada no dicionário Houaiss com alguns dos significados listados nas alternativas que seguem. Assinale a alternativa cujo significado NÃO é adequado ao contexto de emprego do texto.
  • A Desolação.
  • B Comoção.
  • C Falta de ânimo.
  • D Choque.
  • E Perturbação.
Considere as alterações feitas nos períodos e assinale a alternativa em que houve alteração da significação presente no texto.
  • A A cena chocou. É possível que o motivo da consternação tenha sido o local da ação e não a ação em si. (linha 1). A cena chocou e possivelmente tenha consternado pelo local da ação, não pela ação em si.
  • B Sim. Um menino, amarrado ao poste, em uma rua da Zona Sul do Rio de Janeiro, não é um fato comum. (linhas 1 e 2). Sim, porque um menino amarrado ao poste, em uma rua da Zona Sul do Rio de Janeiro, não é um fato comum.
  • C O “menino amarrado ao poste” deu sorte. Ele poderia estar morto. (linha 6) O menino amarrado ao poste deu sorte, uma vez que ele poderia estar morto.
  • D O que choca não é o ato, é a imagem. (linha 12) O que choca não é o ato, e sim a imagem.
  • E Jovens pretos, moradores de favelas. Incriminados por sua cor, estigmatizados por seus locais de origem. (linhas 11 e 12) Jovens pretos, moradores de favelas, já que são incriminados por sua cor, estigmatizados por seus locais de origem.
Assinale a alternativa que apresenta uma expressão que NÃO retoma o título “O menino amarrado ao poste”.
  • A A ação em si (linha 1).
  • B Um fato (linha 2).
  • C (D)a cena (linha 16).
  • D (D)o cotidiano (linha 23).
  • E O episódio (linha 32).

Sobre o texto, considere as afirmativas que seguem:

1. A hipótese levantada às linhas 6 e 7, “se assim fosse, seria mais um a entrar para a estatística da barbárie cometida diuturnamente, nos becos e vielas em todo o país”, ilustra os dados apresentados pela pesquisa do IPEA, citada às linhas 10 e 11.

2. A “sociedade conectada, virtual, que faz até seis refeições por dia” (linha 19), é a contraface dos moradores de favela de que fala o terceiro parágrafo.

3. A expressão “é a vida”, ou o equivalente “c’est la vie”, em francês (linhas 23-24), apontam para uma atitude de conformismo.

4. As palavras “vítima” (linha 20) e “mal a ser combatido” (linha 22) expressam pontos de vista semelhantes em relação ao menino amarrado no poste.

Assinale a alternativa correta.

  • A Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • C Somente as afirmativas 2, 3 e 4 verdadeiras.
  • D Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • E Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.