Prova do Junta Comercial do Estado do Paraná (JUCEPAR) - Técnico Administrativo - PUC-PR (2017) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Selecione a alternativa que completa CORRETA e respectivamente as lacunas do texto.

  • A a – a – a.
  • B há – à – a.
  • C há – a – a.
  • D à – à – à.

Observe as vírgulas numeradas entre parênteses no texto. Faça a correspondência entre elas e a razão pela qual foram usadas.

(1) ( ) Enumerar termos de mesma função sintática.

(2) ( ) Marcar oração adjetiva explicativa reduzida.

(3) ( ) Deslocar o adjunto adverbial.

(4) ( ) Isolar o aposto explicativo.


A ordem de preenchimento CORRETA dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A 1 – 2 – 3 – 4.
  • B 1 – 3 – 4 – 2.
  • C 4 – 2 – 3 – 1.
  • D 4 – 3 – 1 – 2.

Pesquisadores das universidades da Califórnia e do Texas, ambas nos Estados Unidos, descobriram que os smartphones podem diminuir a capacidade cerebral das pessoas — mesmo quando não são usados. O estudo, publicado no periódico Journal of the Association for Consumer Research, foi feito com mais de 500 jovens, e seus resultados mostram que aqueles que estavam mais próximos de seus aparelhos telefônicos, mesmo que desligados, estavam mais atentos aos dispositivos e preocupados com isso.

Os voluntários da pesquisa alegaram se sentirem distraídos pelos celulares, mesmo quando não estavam com eles. “Temos recursos limitados de atenção e utilizamos alguns deles para apontar o resto na direção certa”, conta Adrian Ward, um dos autores da pesquisa, ao The Atlantic.

Entretanto, o estudo de Ward e seus colegas não foi replicado, o que é um problema, já que há uma grande discussão na atualidade que defende a replicação de todos os estudos psicológicos antes de maiores conclusões. A recomendação do especialista, mesmo assim, é colocar o smartphone em outro cômodo em momentos de descanso e necessidade de maior concentração.

Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/08/smartphones-diminuem-capacidade-cerebral-das-pessoas-apontaestudo.html>. Acesso em: 16/08/17. Acesso em: 16/08/17.


O conectivo “Entretanto”, no início do último parágrafo, indica

  • A uma consequência do estudo feito, que não pôde ser confirmado por falta de evidências e de aplicação científica.
  • B uma oposição aos resultados do estudo, pois a comunidade científica não comprovou a eficácia do experimento conduzido.
  • C uma ressalva ao conteúdo anterior, já que o estudo em questão não foi reproduzido em busca de resultados semelhantes.
  • D uma concessão aos indícios coletados, que não eram conclusivos ou deixavam brechas para outras análises possíveis.

O último Acordo Ortográfico retirou o acento gráfico de “factoide” porque

  • A ditongos abertos em palavras paroxítonas deixaram de ser acentuados.
  • B palavras paroxítonas terminadas em “e” perderam o acento gráfico.
  • C hiatos cuja primeira vogal é “o” passaram a ser grafados sem acento.
  • D o encontro vocálico “oi” passou a ser sempre registrado sem acento gráfico.

Em determinadas situações sintáticas e textuais, a inversão entre sujeito e verbo é praticamente obrigatória, e a ordem normal causaria estranhamento ao leitor. No texto anterior, essa descrição pode ser exemplificada em

  • A Há uma epidemia de notícias falsas [...].
  • B [...] esclarece Angela Pimenta [...].
  • C [....] e elas estão tendo mais influência do que nunca.
  • D [...] e podem influenciar até eleições presidenciais [...].