Prova do (2010) - Questões Comentadas

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Assinale a alternativa INCORRETA sobre o texto do 1º. quadrinho.

  • A Há, predominantemente, elementos típicos do diálogo, já que o objetivo do texto é colocar em destaque o interlocutor da fala do garoto.
  • B A subjetividade do texto é reforçada pelo uso de pronomes (como eu, mim), de verbos flexionados (como sonhei) e de adjetivos (como maravilhoso).
  • C A presença do sinal de pontuação exclamativo, como em Eu podia voar!, indicia o envolvimento emocional do garoto com aquilo que narra.
  • D A expressão de conteúdo emotivo é coerente com o fato de a linguagem estar fundamentalmente construída em torno da 1ª. pessoa.
  • E Em meio a sua reconstrução do sonho, o garoto enfatiza por meio da linguagem seus atos, como a repetição verbal em “eu ria e ria”.

Assinale a alternativa correta sobre o texto do 1º. quadrinho

  • A A relação entre linguagem verbal e visual destaca sobremaneira a presença da função metalinguística, considerando o objetivo principal do texto: apontar para possíveis técnicas de construção das diferentes linguagens.
  • B A grande quantidade de traços fortes que reproduzem a chuva e a fala caudalosa do garoto estabelecem uma relação entre o verbal e o visual e apontam a presença da função poética, revelando cuidado especial com a construção da mensagem.
  • C Encontra-se na fala do garoto exclusivamente a função conativa, uma vez que estão ausentes elementos que apontam para uma expressividade no processo comunicativo.
  • D Observa-se, além do emprego da função emotiva (marcada pela raiva e desespero do garoto ao relatar seu sonho), o uso destacado da função fática, presente, por exemplo, na linguagem formal e conotativa do monólogo.
  • E A função referencial da linguagem sobrepõe-se à função emotiva, na medida em que a tira transmite essencialmente informações de caráter objetivo.

Considere as afirmações abaixo sobre o texto do 1º. quadrinho.
I. Há a presença de elementos típicos da linguagem falada, como o uso de para marcar a continuidade textual. II. Formas como podia, estava e corria indicam que o processo verbal por elas descrito ocorre simultaneamente ao momento de fala do garoto. III. Rasante refere-se ao modo como o garoto executou uma manobra enquanto, no sonho, voava.
Assinale:

  • A se todas as afirmações estiverem corretas.
  • B se estiverem corretas apenas as afirmações I e II.
  • C se estiverem corretas apenas as afirmações II e III.
  • D se estiverem corretas apenas as afirmações I e III.
  • E se nenhuma das afirmações estiver correta.

Depreende-se corretamente do texto que

  • A não há possibilidade de as pessoas lutarem por igualdade, pois a humanidade é diferente e complexa por conta da justa exploração dos mais fracos pelos mais fortes.
  • B a complexidade da natureza humana é resultado, exclusivamente, de elementos como código genético e aparência.
  • C o conceito de raça é derivado da intolerância, que possibilita os meios para que as diferenças sejam eliminadas da convivência humana.
  • D só haverá paz entre todos os povos quando as razões para discriminação e intolerância forem baseadas apenas em características físicas, estabelecidas em torno do conceito de raça.
  • E uma proposta de igualdade entre todos os seres humanos é utópica, já que intolerância e discriminação podem estar ligadas não só a aspectos físicos, raciais, mas também a elementos de ordem cultural.

É correto afirmar que o objetivo principal do texto é

  • A informar acerca de resultados de novas pesquisas sobre o papel do conceito de raça no mundo moderno.
  • B demonstrar que o apartheid e o nazismo são resultantes do engano das pessoas e não de consequências de complexos processos históricos.
  • C estimular a formação de um debate sobre a necessidade da igualdade entre todas as raças, por conta dos avanços da genética.
  • D denunciar os perigos da discriminação, procurando evitar que episódios da nossa história se repitam.
  • E apresentar o início de uma reflexão a respeito da natureza das sociedades humanas, ancoradas na noção de desigualdade e diferença.