Prova do Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ-SP) - Técnico Sistemas Metroviários - FCC (2014) - Questões Comentadas

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Depreende-se do texto que o autor

  • A esclarece ao leitor, a partir do caso exemplar da música Tristeza do Jeca, o ambiente de crítica social relativo aos problemas da roça, permeado pelos sentimentos de melancolia e saudade.
  • B apresenta diferentes opiniões sobre a música sertaneja, de maneira a mostrar como ela está presente nas mais diversas manifestações da MPB por sua versatilidade em tratar igualmente dos problemas da cidade e do campo.
  • C contrapõe a opinião de dois estudiosos sobre música sertaneja, chamando a atenção do leitor para seu aspecto mais característico, que é a profunda relação entre compositor e música, sobretudo nas composições antigas.
  • D procura refletir sobre a singularidade da música Tristeza do Jeca em relação às composições de sua época, de maneira a traçar um perfil da música sertaneja, caracterizada, entre outros, pelo sentimento de nostalgia.
  • E critica a particularização da música caipira, antes produzida e ouvida também no Nordeste, já que sua principal característica é de ordem sentimental, o que não deveria restringi-la ao contexto paulista.

O segmento “...de tal forma que, em todas essas composições, haja sempre a voz exemplar do migrante, a qual se faz ouvir para registrar uma situação de desenraizamento, de dependência e falta...” (3º parágrafo) expressa, em relação à primeira parte da mesma frase uma

  • A decorrência.
  • B oposição.
  • C condição.
  • D causa.
  • E explicação.

...'sertanejo' indicava indistintamente as músicas produzidas no interior do país... (último parágrafo)
Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

  • A vinham indicadas.
  • B era indicado.
  • C eram indicadas.
  • D tinha indicado.
  • E foi indicada.
O Jeca de Oliveira não se interessa pelo meio rural da miséria, das catástrofes naturais, mas pelo íntimo e sentimental... (2º parágrafo)

Mantendo-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original, uma redação alternativa para o trecho acima está em:
  • A É no meio rural da miséria, com catástrofes naturais, no entanto íntimo e sentimental, que se interessa o Jeca de Oliveira...
  • B Não o meio rural em que há miséria e catástrofes naturais, mas sim o íntimo e sentimental é o que interessa ao Jeca de Oliveira...
  • C Ao Jeca de Oliveira importa o íntimo e sentimental pelo meio rural, todavia da miséria e das catástrofes naturais...
  • D O Jeca não se interessa pelo meio rural onde se encontram miséria e catástrofes naturais, mas pelo íntimo e sentimental de Oliveira...
  • E Íntimo e sentimental em relação à miséria e às catástrofes naturais do meio rural, é isso que importa ao Jeca de Oliveira...

Os pronomes “que” (1º parágrafo), “sua” (2º parágrafo) e “a qual” (3º parágrafo), referem-se, respectivamente, a:

  • A exemplo - Jeca - composições
  • B fluidez - Jeca - voz exemplar do migrante
  • C Tristeza do Jeca - homem - canção popular
  • D exemplo - homem - voz exemplar do migrante
  • E fluidez - homem - canção popular