Prova do Ministério da Cultura (MinC) - Agente Administrativo - MOVENS (2010) - Questões Comentadas

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Assinale a opção em que o texto apresentado NÃO contém erro gramatical.

  • A Satisfazer exigências estéticas não foi a única função da dança ao longo dos tempos. Ela desempenhou um papel determinante na vida religiosa e na evolução psíquica da humanidade, pois confgura um recurso inigualável para transportar o homem além dos limites impostos pela consciência e pela realidade cotidiana.
  • B Dança, em sentido geral, é a arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças à um ritmo e à uma composição coreográfca.
  • C O estudo dos modos culturais manifestados pelas tribos primitivas, ainda hoje existentes permite supor, com certo fundamento que a dança, entendida como movimento rítimico do corpo, com ou sem acompanhamento sonoro, começou a confgurar- se entorno do som produzido pelos pés dos que dançavam.
  • D O desenvolvimento da sensibilidade artística, determinou a confguração da dança como manifestação estética. Em outras palavras a evolução do bailado determinou ao aparecimento de estilos cortesãos e palacianos e em especial, de expressões de dança popular que constitui a raiz da tradição e do folclore.
  • E A confguração de um gênero de dança circunscrita em âmbito teatral determinou ao estabelecimento de uma disciplina artística que, em primeira instancia, ocasionou o desenvolvimento do balé e mais tarde, criou um universo dentro do qual se desenvolveu gêneros como os executados no music-hall, no cabaré e as manifestações cinematográfcas de dança.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Suponha que tenha sido solicitado a um agente administrativo, em exercício no gabinete do Ministro da Cultura, que seja feita a revisão de dois documentos: um memorando e um aviso. De acordo com a orientação da chefa, ele deverá adequar os textos aos padrões estabelecidos pelo Manual de Redação da Presidência da República para a redação ofcial no serviço público.

Considerando essas informações e as orientações do Manual de Redação da Presidência da República para a redação dos referidos documentos, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I – Tanto o memorando quanto o aviso deverão conter o tipo e o número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede, o local e a data, o assunto – resumo do teor do documento –, o destinatário, o texto, o fecho, a assinatura do autor da comunicação e a identifcação do signatário.

II – Imprescindivelmente, seja ou não o referido memorando de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura do padrão ofício: introdução; desenvolvimento, no qual o assunto é detalhado; e conclusão, em que é reafrmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.

III – No aviso, deve constar o vocativo – que invoca o destinatário –, bem como o nome do seu órgão ou setor, seu endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico.

A sequência correta é:

  • A F, V, V.
  • B F, V, F.
  • C V, V, F.
  • D F, F, V.
  • E V, F. F

Em relação ao que propõe o Manual de Redação da Presidência da República quanto ao uso, no serviço público, da comunicação ofcial expedida por correio eletrônico, telegrama e fax, assinale a opção INCORRETA.

  • A Uma das vantagens da comunicação por correio eletrônico é a sua fexibilidade. Portanto, não há uma defnição rígida para a sua estrutura. Todavia, deve- se evitar o uso de linguagem incompatível com a comunicação ofcial. Já o uso do telegrama, em razão de seu custo elevado, deve pautar-se pela concisão e restringir-se às situações em que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax, justifcando-se a sua utilização em casos de urgência.
  • B Recomenda-se que a mensagem que encaminha algum arquivo por correio eletrônico contenha informações mínimas sobre o seu conteúdo. No entanto, o campo “assunto” do formulário de correio eletrônico deve ser preenchido com o intuito de facilitar a organização documental tanto do destinatário quanto do remetente.
  • C É obrigatório utilizar o recurso de “confrmação de leitura” para as mensagens de correio eletrônico. Caso esse recurso não esteja disponível, no corpo da mensagem deve constar pedido de confrmação de recebimento.
  • D Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, ou seja, para que possa ser aceita como documento original, é imprescindível a existência de certifcação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
  • E O fax deve ser utilizado para a transmissão de mensagens urgentes e para o envio antecipado de documentos, de cujo conhecimento há premência, quando não há condições de envio do documento por meio eletrônico.

Quando se trabalha com documentos muito grandes no Microsoft Word 2003, a utilização de um índice ajuda tanto ao leitor, que consegue achar informações mais facilmente, quanto ao autor, que tem o texto mais organizado.

Acerca dos diferentes tipos de índices do Microsoft Word 2003, assinale a opção correta.

  • A Um índice remissivo é uma lista dos tópicos ou capítulos de um documento, e normalmente aparece no início deste. Para ser inserido no documento, deve-se clicar sobre o menu Ferramentas e depois sobre a opção Novo Índice Remissivo.
  • B Um índice analítico, também chamado de sumário, pode ser criado da seguinte maneira: após clicar sobre o menu Inserir, escolher a opção Referência e depois Índices. Depois de inserido, o índice será automaticamente atualizado caso sejam feitas alterações no texto a que se refere.
  • C Um índice analítico estabelece uma listagem das notas de rodapé, legendas de imagens e equações. Para inserir um índice analítico, deve-se clicar sobre o menu Ferramentas e depois sobre a opção Novo Índice Analítico.
  • D Um índice remissivo é uma lista dos tópicos ou capítulos de um documento. Para inserir um índice remissivo no documento, deve-se clicar sobre o texto e depois ultilizar o atalho CTRL+ALT+A.
  • E Um índice remissivo lista os termos e assuntos do texto, indicando as páginas em que aparecem. Uma maneira de realizar a marcação de uma palavra é selecioná-la e depois usar o atalho ALT+SHIFT+X.

O Microsoft PowerPoint 2003 possui uma funcionalidade chamada “Pacote para CD”, que permite colocar tudo o que for necessário para uma apresentação em um pacote que pode ser gravado em um CD e usado em um computador que não possua o Microsoft PowerPoint 2003 instalado.

Em relação a esse assunto, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I – Um pacote pode ser preparado de forma a realizar a reprodução automática da apresentação.

II – Um pacote só pode conter arquivos de apresentações PowerPoint.

III – Uma senha pode ser confgurada para proteger os arquivos contra modifcações.

IV – Pacotes podem tanto ser gravados em CD como em pastas no computador.

A sequência correta é:

  • A F, V, F, V.
  • B F, V, V, F
  • C V, F, F, V.
  • D V, F, V, V.
  • E V, V, V, F.