Prova do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPE-PB) - Promotor de Justiça - FCC (2018) - Questões Comentadas

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A distinção entre poder constituinte e poder constituído, sendo aquele exercido pela nação, por meio de representantes para tanto investidos, é devida a

  • A Jean-Jacques Rosseau, na obra “Do contrato social”.
  • B Emmanuel-Joseph Sieyès, na obra “O que é o Terceiro Estado?”.
  • C Alexis de Tocqueville, na obra “A democracia na América”
  • D Alexis de Tocqueville, na obra “O Antigo Regime e a revolução”.
  • E Montesquieu, na obra “O espírito das leis”.

A Constituição do Império do Brasil, de 1824, é considerada “semirrígida” porque

  • A admitia ser alterada em parte por lei comum e em parte por emenda constitucional.
  • B era composta menos por normas escritas e mais por normas costumeiras.
  • C reservava a modificação da matéria constitucional a leis complementares.
  • D submetia a plebiscito as modificações constitucionais, não a um processo parlamentar de emenda constitucional.
  • E não previa cláusulas pétreas.

No Direito Constitucional brasileiro, o controle preventivo de constitucionalidade

  • A pode ser levado a efeito por meio de mandado de segurança impetrado por qualquer cidadão contra proposta de emenda à constituição.
  • B ocorre no âmbito das casas parlamentares e quando da sanção ou veto, não existindo na esfera judicial.
  • C tem natureza marcadamente política, mesmo quando levado a efeito em juízo, porque atua ainda quando do processo de elaboração normativa.
  • D é realizado por meio de mecanismos difusos e concentrados em geral de controle de constitucionalidade.
  • E implica a impossibilidade de derrubada de veto levado a efeito nos termos de jurisprudência vinculante do Supremo Tribunal Federal.

Normas constitucionais de eficácia limitada

  • A não servem como parâmetro de inconstitucionalidade.
  • B implicam a não-recepção da legislação infraconstitucional anterior com elas incompatível.
  • C orientam, mas não condicionam a produção do legislador infraconstitucional.
  • D são indiferentes à configuração de eventual inconstitucionalidade por omissão.
  • E admitem disciplina em sentido diverso do que apontam, por meio de lei complementar.

A inviolabilidade parlamentar no Direito Constitucional brasileiro é

  • A passível de nova avaliação quando do julgamento da ação penal, não obstante não tenha sido reconhecida quando do recebimento da denúncia.
  • B relativa (não absoluta) no que se refere às palavras e opiniões proferidas pelo Deputado ou Senador como fundamento do voto no momento em que é proferido.
  • C excluída quando não houver nexo de implicação recíproca entre as palavras proferidas da tribuna parlamentar e o exercício do mandato.
  • D restrita a palavras, opiniões e votos, ou seja, não abrange, por exemplo, atos de violência física.
  • E restrita ao ambiente parlamentar, não abrangendo, por exemplo, declarações feitas em ambiente externo às Casas parlamentares.