Prova do Ministério Público do Estado do Acre (MPE-AC) - Pedagogo - CS-UFG (2023) - Questões Comentadas

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Em relação à organização textual e ao tema abordado, o segundo parágrafo apresenta característica

  • A dialogal, por meio de interlocução dinâmica, acerca de mudanças de estado formal e de conteúdo ocorridas com uma terminologia usada para se referir a um público específico.
  • B descritiva, a partir de uma percepção subjetiva, de acontecimentos relacionados ao emprego de termos técnicos para se referir a um determinado grupo de pessoas.
  • C argumentativa, por meio da apresentação de motivos e evidências, para convencimento do uso de determinada terminologia para fazer referência a um grupo social.
  • D injuntiva, por intermédio de orientações e instruções, sobre o uso de uma terminologia específica para fazer referência a um determinado grupo de pessoas.

Considerando o propósito comunicativo, o fator de textualidade que se destaca no penúltimo parágrafo é a

  • A coesão.
  • B intencionalidade.
  • C coerência.
  • D intertextualidade.

Na expressão “essa primeira Semente da Inclusão”, identifica-se o seguinte mecanismo de construção de sentido:

  • A pressuposto.
  • B ironia.
  • C citação.
  • D comparação.

A relação semântica estabelecida entre as duas orações justapostas no último período sintático do terceiro parágrafo é de

  • A alternância.
  • B concessão.
  • C conformidade.
  • D explicação.

A expressão “educação inclusiva”, mencionada no primeiro parágrafo, é retomada, em outros trechos do texto, predominantemente por meio de

  • A elipse.
  • B repetição lexical.
  • C contiguidade semântica.
  • D pronominalização catafórica.