Prova do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPE-SC) - Analista do Ministério Público - FEPESE (2014) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente, de acordo com o sistema ortográfico vigente.

  • A Os corruptos não vêm que o dia do basta chegou!
  • B Foi uma grande idéia levar o povo as ruas para chamar a atenção.
  • C De nada adianta gritar “Basta!" se as pessoas mantem seus atos corruptivos.
  • D A corrupção não vai parar só porque as pessoas têm saído pelas ruas do país.
  • E No Piaui algumas manifestações chamaram à atenção da imprensa local.

Leia o texto abaixo.

Combate à exploração sexual é tema de palestra

Os mecanismos jurídicos para a proteção da criança e do adolescente vítima de violência sexual e os caminhos para a responsabilização criminal do agressor foram temas discutidos na palestra do Promotor de Justiça da comarca de Abelardo Luz, Vinícius Secco Zoponi, no salão do Júri do Fórum do município. Estiveram presentes, entre outros, educadores, psicólogos, assistentes sociais, conselheiros tutelares e equipe técnica da instituição de acolhimento local. O Promotor de Justiça foi a convite do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) do município.

Disponível em: < http://www.mpsc.mp.br>. Acesso em: 31 maio 2014.

Sobre o tipo de texto acima, é correto afirmar que se trata de:


  • A um tutorial.
  • B uma notícia.
  • C um editorial.
  • D uma publicidade.
  • E uma reportagem.

Considere a relação semântica estabelecida entre as orações de cada frase abaixo.

1. “Clara como a luz do sol, clareira luminosa nessa escuridão. Será magia, miragem, milagre, será mistério (…)". (Lulu Santos)

2. “Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar com pedrinhas de brilhante (…)". (Cantiga Popular)

3. “Enquanto você se esforça prá ser um sujeito normal e fazer tudo igual. Eu do meu lado, aprendendo a ser louco. (…)" (Raul Seixas)

Assinale a alternativa correta.


  • A 1. temporalidade / 2. comparação / 3. condicionalidade
  • B 1. comparação / 2. adição / 3. alternância
  • C 1. explicação / 2. oposição / 3. temporalidade
  • D 1. restrição / 2. condicionalidade / 3. explicação
  • E 1. comparação / 2. condicionalidade / 3. temporalidade

No Writer em Português, na sua versão 2.4, deseja-se habilitar o controle de modificações.

Assinale a alternativa que permite ao usuário atingir esse objetivo

  • A Na barra de ferramentas, escolha Inserir Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Registro Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Alterações

  • B Na barra de ferramentas, escolha Exibir Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Registro Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Alterações

  • C Na barra de ferramentas, escolha Editar Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Alterações Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Registrar

  • D Na barra de ferramentas, escolha Exibir Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Alterações

  • E Na barra de ferramentas, escolha Ferramentas Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Alterações Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Registrar

Em uma tabela no Writer temos na primeira coluna um conjunto de valores que se deseja totalizar. Na última linha da tabela, na mesma coluna dos valores inserimos uma função para obter o resultado da soma dos valores imediatamente acima.

Assinale a alternativa que apresenta o conteúdo correto inserido na célula:

  • A =A1+A2
  • B =<A1 + A2>
  • C sum<A1; A2>
  • D =sum<A1:A2>
  • E =soma<A1;A2>