Prova do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) - Analista Administrativo - FUNRIO (2009) - Questões Comentadas

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Se é verdade que a coesão não constitui condição necessária nem suficiente para que um texto seja um texto, não é menos verdade, também, que o uso de elementos coesivos dá ao texto maior legibilidade, explicitando os tipos de relações estabelecidas entre os elementos linguísticos que o compõem. (Ingedore Koch, A Coesão Textual, 2002) A opção que mostra o uso coerente de elementos coesivos como forma de dar maior legibilidade ao trecho é

  • A Tudo estava em seu lugar: rosas, talheres e paralelepípedos. Entrei no quartel, mas fiquei no meio da rua.
  • B Toda a cidade amanheceu em flor. Então, os namorados se entusiasmam, porque a primavera é a estação do amor.
  • C Uma andorinha só não faz verão, embora os estudantes saibam muito bem o que vai cair no vestibular.
  • D Quando você me ouvir cantar, faça de conta que dois e dois são quatro, ou seja, as calçadas precisam ser varridas.
  • E A tarde está bonita, pois ontem encontrei sua irmã na praia. Não gosto de ir à praia. Lá passam muitos jogos divertidos.

A coerência textual se constrói de muitas maneiras. Uma delas é aquela que respeita as leis da sucessividade dos eventos ou apresenta uma compatibilidade entre os enunciados do texto, do ponto de vista da localização no tempo. Nesse caso, temos o que se chama de coerência temporal. Qual dos trechos abaixo apresenta incoerência, pois os enunciados são incompatíveis do ponto de vista da temporalização?

  • A Antes do jogo, a torcida cantou músicas que saudavam o seu time. Com a derrota por goleada, o coro da arquibancada só servia para execrar os jogadores e os dirigentes - responsabilizados por mais aquele fracasso.
  • B Enquanto alguns povos se vangloriam dos feitos de seus antepassados e não se preparam para o futuro, aos povos que não têm grande tradição só resta buscar a organização de sua sociedade.
  • C Quando a professora entrou, o menino já tinha posto o sapo na bolsa de seu colega e estava sentado tranquilamente no seu lugar. A mestra pegou-o em flagrante, bem no instante em que ele colocava o sapo na bolsa do colega.
  • D A moça escolheu minuciosamente os grãos de feijão e de arroz e só depois disso colocou-os na panela e no fogo, pois sabia que no dia seguinte não teria tempo para fazer esse serviço.
  • E Durante o temporal que caiu na semana passada na cidade onde eu nasci, vi muita gente comprando guarda-chuvas e capas protetoras, pois tudo aconteceu muito repentinamente.

A revista da TV informa: O seriado "Lost", que vem atingindo grande sucesso em todo o mundo, conta a história de um grupo de sobreviventes de um acidente aéreo ocorrido em algum lugar do Oceano Pacífico. A ilha onde se passa a ação é cheia de mistérios, e a série tem um estilo original, que segue dois tipos de histórias não ligadas entre si: primeiro, a luta pela sobrevivência na ilha e, segundo, a vida dos personagens principais antes e depois do desastre. A segunda frase do parágrafo acima começa com o substantivo "ilha", uma expressão referencial nova no texto, mas que surge como se fosse conhecida. Isso acontece porque esse substantivo

  • A é sempre parte integrante da abertura do seriado, que mostra o avião caindo perto de uma ilha deserta.
  • B mantém um valor semântico naturalmente associável à ideia de aventura e tramas ficcionais.
  • C pressupõe que todo leitor do texto tem conhecimento prévio de que a história se passa numa ilha perdida.
  • D indica uma referência indireta a muitas obras cinematográficas que se valeram da situação de naufrágios.
  • E está ancorado cognitivamente na expressão nominal antecedente "acidente aéreo no Oceano Pacífico".

Na nomenclatura gramatical, "regência", em sentido amplo, equivale a subordinação em geral. Em sentido restrito, e mais habitual, designa a subordinação peculiar de certas estruturas a palavras que as requerem ou preveem na sua significação ou em seus traços semânticos. (Antenor Nascentes, "Dicionário de Regência Verbal", 1998) Identifique a alternativa que contém uma regência apontada como INADEQUADA segundo as normas da língua padrão.

  • A Trouxemos-lhe alguns lindos docinhos preparados com todo o carinho por tia Anastácia.
  • B Geralmente as pessoas sensatas preferem ficar em casa à noite a sair desacompanhadas.
  • C Os servidores que moram nas ruas citadas pela Defesa Civil devem desocupar suas casas.
  • D Ninguém queria responder pelo expediente da firma naquele fim de semana natalino.

  • E Muitos eleitores custaram a acreditar que ele seria novamente candidato a prefeito de São Paulo.

Estávamos atrasados para o casamento, o carro ia em alta velocidade pela estrada, mas precisava diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, geralmente não se via ninguém em suas ruas. (Trecho de uma redação escolar)

Dependendo do tipo e do gênero de texto que se tem em mente, o tamanho e o formato de uma frase podem ser motivo de elogio ou de crítica. O parágrafo acima serve como exemplo de frase longa, escrita com a exclusividade de estruturas coordenadas. Essa frase, porém, poderia ser reestruturada de modo coerente combinando-se orações coordenadas e subordinadas, como se vê na seguinte alternativa:

  • A Como estávamos atrasados para o casamento, o carro ia em alta velocidade pela estrada, mas precisava diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, em cujas ruas geralmente não se via ninguém.
  • B O carro ia em alta velocidade pela estrada porque estávamos atrasados para o casamento, embora precisasse diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, que geralmente não tinham ninguém em suas ruas.
  • C Porquanto estivéssemos atrasados para o casamento, e o carro fosse em alta velocidade pela estrada, precisávamos diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, quando geralmente não se via ninguém em suas ruas.
  • D O carro ia em alta velocidade pela estrada; todavia, precisava diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, pois geralmente não se via ninguém em suas ruas e estávamos atrasados para o casamento.
  • E Estávamos atrasados para o casamento e, por isso, o carro ia em alta velocidade pela estrada, mas precisava diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas que se espalhavam na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, onde geralmente não se via ninguém em suas ruas.