Prova da Polícia Civil do Estado do Acre (PC-AC) - Técnico - Necrópsia - IBADE (2017) - Questões Comentadas

Limpar Busca
Sobre o texto leia as afirmativas a seguir. I. A autora mostra sua opinião sobre uma questão de cidadania a fim de fazer com que o leitor pare para refletir e valorize o mestiço como raça, não como estereótipo de beleza ou de sexualidade. II. A referência ao europeu colonizador norteia a discussão e aponta para a importância da data além de enfatizaro orgulho do negro. III. A autora conta os acontecimentos, situando-os no tempo e no espaço, chamando atenção para uma verdade peculiar ao século passado. Está correto o que se afirma em:
  • A I. II e III
  • B I. a penas
  • C II e III. apenas
  • D I e III. apenas.
  • E I e II. apenas.
A invenção da escrita tornou possível a um ser humano criar num dado tempo e lugar uma série de sinais, a que pode reagir outro ser humano, noutro tempo e lugar. Portanto, é verdadeiro afirmar que alguns textos literários promovem interação autor/leitor. Aponte a alternativa que possui uma transcrição que comprova que o texto dialoga diretamente com o leitor.
  • A "O europeu colonizador tem - ou tinha - uma lei: teve uma parte de sangue negro - é negro."
  • B “Não vale indagar se a nossa avó chegou aqui de caravela ou de navio negreiro, se nasceu em taba de índio ou na casa-grande.”
  • C “O assunto é delicado; em questão de raça, deve-se tocar nela com dedos de veludo.”
  • D Preconceito também e dos péssimos, pois a mulata só era valorizada como objeto sexual, capaz de satisfazer a consciência dos homens.”
  • E “Ao se afirmar "negro" o mestiço faz bonito, pois assume no total a cor que o branco despreza."
Considerando as posições expressas no texto em relação à valorização do mestiço, é correto afirmar que:
  • A o elogio ao mulato reside na valorização da negritude e da dose da sua mistura de raça.
  • B o adjetivo PURO no terceiro parágrafo, refere-se à importância da mulataria do povo brasileiro.
  • C o verbo POLUI-se, em “polui-se a nobre lifa ariana” valoriza a negação do preconceito diante dos que são racistas.
  • D entre os pares NEGRO/MESTIÇO e NEGRA/MULATA estabelece-se, no texto uma relação semântica de igualdade.
  • E o articulador MAS em “Mas quem tinha razão era eu.” introduz uma ideia que se contrapõe ao que foi dito anteriormente.
Rachel de Queiroz inicia o quarto parágrafo fazendo referência ao escritor Gilberto Freyre, recorrendo a um recurso comum a textos dissertativo a argumentativos. Esse recurso constitui um argumento de:
  • A contraposição
  • B contestação
  • C proporcionalidade.
  • D autoridade.
  • E causalidade.
Sobre o elemento destacado em “Não vale indagar SE a nossa avó chegou aqui de caravela ou de navio negreiro” é correto afirmar que:
  • A atribui ideia reflexiva à oração a que pertence.
  • B introduz um a o ração que é complemento nominal da primeira oração.
  • C é uma conjunção condicional que enuncia uma dúvida.
  • D é uma conjunção adverbial que introduz um adjunto adverbial.
  • E inicia uma oração cuja função sintática é objeto direto.