Prova da Polícia Civil do Estado do Acre (PC-AC) - Perito Médico - Legista - FUNCAB (2015) - Questões Comentadas

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Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.

I. A pontuação dá ao conto uma característica de lentidão, detalhamento com intenção de prender a atenção do leitor sobre o que se conta.

II. O narrador acumula duas funções: contador de estórias e a de comentarista que analisa as situações, filosofa sobre o assunto, trazendo o leitor para o presente, o tempo da enunciação.

III. A abordagem do nome da personagem pouco acrescenta na compreensão do texto.

Está correto apenas o que se afirma em: 

  • A I.
  • B I e II.
  • C I e III.
  • D II e III.
  • E III.

Em relação à personagem feminina apresentada no início do conto com uma indefinição de nome Livíria, Rivília ou Irlívia e no final com um único nome, Vilíria, é correto afirmar que:

  • A os três nomes iniciais podem significar que ela usava um nome para cada estado de espírito do dia.
  • B a personagem é constante e mantém-se a mesma em sua essência.
  • C no princípio da estória ela é uma personagem multifacetada, dissimulada, enigmática que provoca espanto ao próprio Jó Joaquim.
  • D a última e definitiva nominação, Vilíria, é a reconstrução do passado, e consequentemente, a recriação das ambiguidades.
  • E a beleza da mulher fascina e atrai Jó, que resiste com receio do ciúme do marido.

A reviravolta na trama é antecipada pela instância narrante, que prenuncia a tragédia, mostrada no seguinte fragmento do texto:

  • A “Voando o mais em ímpeto de nau tangida a vela e vento.”
  • B “Mas tendo tudo de ser secreto, claro, coberto de sete capas.”
  • C “Todo abismo é navegável a barquinhos de papel.”
  • D “Enquanto, ora, as coisas amaduravam. Todo fim é impossível?”
  • E “O trágico não vem a conta-gotas.”

A comparação do amor com a nau tangida à vela e a vento sugere, simultânea e respectivamente, uma relação:

  • A célebre (a vela) e que norteia o navegante (ao vento).
  • B desgastante (a vela) e que traça o caminho (ao vento).
  • C fria (a vela) e que direciona (o vento).
  • D movida à paixão (a vela) e que vagueia à deriva (ao vento).
  • E crítica (a vela) e que redime e liberta (o vento).

“Mas tendo tudo de ser secreto, claro, coberto de sete capas.”

Esse segmento final do terceiro parágrafo poderia ser reescrito, mantendo se o seu sentido original, da seguinte forma: 

  • A No entanto, tendo tudo de ser secreto, claro, coberto de sete capas.
  • B Portanto, tendo tudo de ser secreto, claro, coberto de sete capas.
  • C Se tivesse tendo tudo de ser secreto, claro, coberto de sete capas.
  • D Porquanto tinha tudo de ser secreto, claro, coberto de sete capas.
  • E Apesar de tudo ter sido secreto, claro, coberto de sete capas.