Prova da Polícia Civil do Estado do Maranhão (PC-MA) - Escrivão de Polícia - CESPE/CEBRASPE (2018) - Questões Comentadas

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Com relação a aspectos linguísticos do texto 1A1AAA, assinale a opção correta.

  • A A correção gramatical do texto seria mantida se a expressão “foram registrados” (ℓ.7) fosse substituída por registrou-se.
  • B O vocábulo “deles” (ℓ.4) remete à expressão “dez acidentes” (ℓ.3).
  • C A substituição do termo “que” (ℓ.11) por o qual prejudicaria a correção gramatical do texto.
  • D A correção gramatical do texto seria preservada caso se substituísse a forma verbal “Foram” (.3) por Houveram.
  • E O sentido do segundo período do segundo parágrafo seria preservado caso as vírgulas que sucedem as palavras “desastre” (.11) e “novembro” (.12) fossem suprimidas.
As opções a seguir apresentam propostas de reescrita do período “Se um colega constrange o outro, em tese, não há crime, embora tal comportamento possa dar causa a reparação por dano moral.” (l. 21 a 23). Assinale a opção que apresenta proposta de reescrita que, além de manter o sentido original da informação, preserva a correção gramatical do texto.
  • A Em tese, embora não seja crime, o fato de um colega constranger o outro pode justificar reparação por dano moral.
  • B Quando um colega molesta o outro é crime, ou seja, esse ato pode ensejar reparação por dano moral.
  • C Caso um colega constrange o outro, em tese, não é crime, mas pode gerar reparação por dano moral.
  • D Hipoteticamente, à medida que um colega constrange o outro, não há crime, logo não pode haver reparação por dano moral.
  • E Teoricamente, se um colega constrange o outro, há vantagem sexual, o que pode causar reparação por dano moral.

No texto 1A1BBB, o trecho “4.040 ações judiciais sobre assédio sexual no trabalho” (ℓ. 6 e 7) tem a mesma função sintática de

  • A ‘por medo de serem culpabilizadas’ (ℓ.12).
  • B “mais e mais casos de assédio sexual ” (ℓ. 1 e 2).
  • C ‘mais protegidas para falar’ (ℓ. 17 e 18).
  • D “chantagem de um superior sobre um subordinado” (ℓ. 19 e 20).
  • E “queixas de assédio” (ℓ.15).

No texto 1A1BBB, a correção gramatical e o sentido do trecho ‘O anonimato ajuda, já que as pessoas se sentem mais protegidas para falar’ (ℓ. 17 e 18) seriam preservados caso se substituísse o termo “já que” por

  • A a fim de que.
  • B ainda que.
  • C contanto que.
  • D uma vez que.
  • E logo que.

Um servidor público, responsável pela requisição de materiais de consumo ao almoxarifado de seu órgão, recebeu a incumbência de enviar a este setor um documento oficial solicitando a reposição de materiais de escritório, tais como toner para impressora, papéis para impressão e envelopes para correspondência.


Nessa situação hipotética, relativamente ao tipo de correspondência oficial, para atender corretamente à incumbência, o servidor deverá

  • A redigir uma mensagem, tendo em vista a trivialidade da solicitação em questão.
  • B redigir um ofício, tendo em vista tratar-se de uma demanda interna ao órgão.
  • C optar por redigir um aviso, tendo em vista o destinatário de sua comunicação.
  • D redigir um memorando, pois, no caso, se trata de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
  • E produzir uma exposição de motivos, na qual deverá justificar sua requisição.