Prova da Polícia Civil do Estado do Maranhão (PC-MA) - Médico - CESPE/CEBRASPE (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca
As opções a seguir apresentam propostas de reescrita do período “Se um colega constrange o outro, em tese, não há crime, embora tal comportamento possa dar causa a reparação por dano moral.” (l. 21 a 23). Assinale a opção que apresenta proposta de reescrita que, além de manter o sentido original da informação, preserva a correção gramatical do texto.
  • A Em tese, embora não seja crime, o fato de um colega constranger o outro pode justificar reparação por dano moral.
  • B Quando um colega molesta o outro é crime, ou seja, esse ato pode ensejar reparação por dano moral.
  • C Caso um colega constrange o outro, em tese, não é crime, mas pode gerar reparação por dano moral.
  • D Hipoteticamente, à medida que um colega constrange o outro, não há crime, logo não pode haver reparação por dano moral.
  • E Teoricamente, se um colega constrange o outro, há vantagem sexual, o que pode causar reparação por dano moral.

No texto 1A1BBB, o trecho “4.040 ações judiciais sobre assédio sexual no trabalho” (ℓ. 6 e 7) tem a mesma função sintática de

  • A ‘por medo de serem culpabilizadas’ (ℓ.12).
  • B “mais e mais casos de assédio sexual ” (ℓ. 1 e 2).
  • C ‘mais protegidas para falar’ (ℓ. 17 e 18).
  • D “chantagem de um superior sobre um subordinado” (ℓ. 19 e 20).
  • E “queixas de assédio” (ℓ.15).

No texto 1A1BBB, a correção gramatical e o sentido do trecho ‘O anonimato ajuda, já que as pessoas se sentem mais protegidas para falar’ (ℓ. 17 e 18) seriam preservados caso se substituísse o termo “já que” por

  • A a fim de que.
  • B ainda que.
  • C contanto que.
  • D uma vez que.
  • E logo que.

Ao produzir um texto utilizando o programa Microsoft Word 2016, um usuário realizou, de modo sucessivo, os seguintes procedimentos:


• selecionou parte do texto e, logo em seguida, acionou o atalho formado pelas teclas Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas e Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas;

• digitou algumas palavras;

• acionou o atalho formado pelas teclas Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas e Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas;

• digitou mais algumas palavras.


Caso, a seguir, o usuário pretenda inserir, novamente, por meio do atalho formado pelas teclas Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas e Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas, o texto selecionado no início do procedimento descrito,

  • A será exibida uma caixa de diálogo contendo a parte do texto inicialmente selecionada para a área de transferência.
  • B aparecerá uma mensagem de erro, pois o Word 2016 não possibilita a execução reiterada de procedimentos.
  • C o texto selecionado no primeiro procedimento será inserido a partir do ponto em que o cursor estiver posicionado.
  • D o documento não sofrerá alteração, pois não há texto na área de transferência em virtude de o usuário já ter acionado o atalho formado pelas teclas Imagem relacionada à questão do Questões EstratégicasImagem relacionada à questão do Questões Estratégicas anteriormente.
  • E nada ocorrerá, pois o trecho selecionado mediante as teclas Imagem relacionada à questão do Questões EstratégicasImagem relacionada à questão do Questões Estratégicas já foi usado; nesse caso, o usuário deverá selecionar o texto novamente e acionar o atalho formado pelas teclas Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas e Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Proposição CG1A5AAA


A qualidade da educação dos jovens sobe ou a sensação de segurança da sociedade diminui.


Assinale a opção que apresenta uma proposição equivalente à proposição CG1A5AAA.
  • A Se a qualidade da educação dos jovens não sobe, então a sensação de segurança da sociedade diminui.
  • B Se qualidade da educação dos jovens sobe, então a sensação de segurança da sociedade diminui.
  • C Se a qualidade da educação dos jovens não sobe, então a sensação de segurança da sociedade não diminui.
  • D Se a sensação de segurança da sociedade diminui, então a qualidade da educação dos jovens sobe.
  • E Se a sensação de segurança da sociedade não diminui, então a qualidade da educação dos jovens não sobe.