Prova da Polícia Civil do Estado do Pará (PC-PA) - Papiloscopista - UEPA (2013) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O modo como se organiza um texto está relacionado ao objetivo de seu autor: narrar,descrever, argumentar, explicar, instruir. No Texto I, reconhece-se uma sequência textual:

  • A explicativa, em que se expõem informações objetivas sobre a felicidade.
  • B instrucional, em que se ensina o comportamento adequado ao bem estar.
  • C narrativa, em que se contam fatos que, no decorrer do tempo, envolvem saúde e doença.
  • D descritiva, em que se constrói uma imagem de felicidade a partir do que os sentidos do autor captam.
  • E argumentativa, em que se defende a opinião do autor sobre felicidade, buscando- se a adesão do leitor a partir de dados científicos.

Um arco-íris se forma quando o Sol, as gotas de chuva e o observador estão dispostos em um determinado ângulo. Os raios de sol penetram na gota de chuva e, devido à forma da gota, emergem com a luz separada nos seus vários comprimentos de onda, atingindo então o olho do observador. O fenômeno que ocorre com a luz na formação do arco-íris é chamado de:

  • A Difração, interferência, dispersão.
  • B Interferência, reflexão, polarização.
  • C Polarização, interferência, difração.
  • D Reflexão, polarização, dispersão.
  • E Refração, reflexão, dispersão.

O reconhecimento dos diferentes tipos de textos, seu contexto de uso, sua função social específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos socioculturalmente construídos.A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:


  • A anunciar um produto para ser feliz.
  • B informar sobre os tipos de pensamentos negativos.
  • C ensinar dicas para evitar doenças graves.
  • D expor a opinião do autor sobre felicidade.
  • E aconselhar sobre bem estar, relacionamento, emoções, felicidade.

Para resfriar 200 mL de água inicialmente a 25ºC, foram utilizados dois cubos de gelo, de 25 g cada, a -5ºC. Considere a densidade da água igual a 1,0 g/mL, o calor específico da água igual a 1,0 cal/gºC, o calor específico do gelo igual a 0,5 cal/gºC e o calor latente de fusão do gelo igual a 80 cal/g. A temperatura de equilíbrio do sistema água+gelo, desprezando as perdas para o ambiente, é de:

  • A 3,5ºC.
  • B 4,0ºC.
  • C 4,4ºC.
  • D 5,8ºC.
  • E 6,7ºC.

Ao descrever sinais de chegada de doenças em nossas vidas, no 5º parágrafo, o autor revela:

  • A preocupação e medo
  • B previdência e susto
  • C pessimismo e aflição
  • D indiferença e apatia
  • E sensibilidade e terror