Prova da Polícia Civil do Estado de Tocantins (PC-TO) - Papiloscopista - Aroeira (2014) - Questões Comentadas

Limpar Busca

O texto apresenta uma organização lógica que possibilita seu entendimento. A relação linguística que auxilia na coerência e na coesão do texto consiste na

  • A retomada dos termos integrantes da oração.
  • B disjunção entre o todo e suas partes.
  • C negação de afirmações absolutivas.
  • D identidade entre as ideias centrais.

Em uma impressão digital, os pontos característicos encontrados servem de parâmetros para sua classificação ou comparação com outras impressões digitais. Analise os fragmentos de impressões digitais apresentados a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Os pontos identificados são, respectivamente,


  • A extremidade de linha; ilha ou ilhota; linha cortada e bifurcação.
  • B linha cortada; extremidade de linha; bifurcação e ilha ou ilhota.
  • C ilha ou ilhota; linha cortada; bifurcação e extremidade de linha.
  • D ilha ou ilhota; extremidade de linha; linha cortada e bifurcação.

Vucetich baseou sua classificação no sistema de Galton. Desse modo, procedeu a tomada das impressões dos dez dedos, empregando os símbolos literais e numerais na classificação das figuras: ARCO-A-1; PRESILHA INTERNA-I-2; PRESILHA EXTERNA-E-3; VERTICILO-V-4. Os símbolos literais representam os dedos polegares e nos demais dedos são empregados símbolos numerais. Analise as impressões digitais mostradas nas figuras a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

As impressões classificam-se, respectivamente, como:


  • A verticilo - presilha interna - presilha externa – arco.
  • B arco - verticilo - presilha interna - presilha externa.
  • C presilha interna - presilha externa - arco – verticilo.
  • D presilha externa - presilha interna - verticilo – arco.

A cadeia coesiva do texto é estabelecida por recursos linguísticos, expressos em etapas descritivas sucessivas, que contribuem para a progressão do texto. Os recursos linguísticos que concorrem para a construção dos sentidos do texto são:

  • A metonímia e paragoge.
  • B paráfrase e paródia.
  • C metáfora e hiperônimo.
  • D paranomásia e antítese.

Uma relação secundária estabelecida no texto, de modo a estabelecer sua coesão, é a repetição dos seguintes elementos linguísticos:

  • A “só” e “tal”
  • B “se” e “mas”
  • C “sua” e “na”
  • D “do” e “num”