Prova do Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Relações Públicas - CESGRANRIO (2010) - Questões Comentadas

Limpar Busca
A teoria que se preocupa com a maneira como os veículos de comunicação de massa fazem (ou não) pensar, e a que se concentra em determinar o que esses veículos fazem pensar são denominadas, respectivamente,
  • A Escola de Chicago e Teoria Crítica.
  • B Escola de Frankfurt e Escola de Chicago.
  • C Teoria Crítica e Teoria do Agenda Setting.
  • D Teoria do Agenda Setting e Teoria Hipodérmica.
  • E Teoria Hipodérmica e Escola de Frankfurt.
Uma opinião minoritária que é vista como majoritária, com o auxílio da mídia, pode acabar por tornar-se dominante, já que o indivíduo, ameaçado pelo isolamento, prefere calar-se a manifestar uma opinião que julga minoritária. Essa é uma descrição do efeito da
  • A conspiração de opinião.
  • B espiral do silêncio.
  • C estratégia de dominação.
  • D opressão da maioria.
  • E supressão do indivíduo.
Alguns autores chamam de mediações as instâncias em que, no cotidiano, é verificada a negociação de sentidos. Seguindo esse pensamento, entre sujeitos de um processo de comunicação, as mediações atuam como
  • A catalisadores.
  • B demarcadores.
  • C divisores.
  • D filtros.
  • E pontes.

Na década de 1930, alguns autores consideravam que o processo de comunicação cumpria três funções principais na sociedade: a vigilância do meio, revelando tudo o que poderia ameaçar ou afetar o sistema de valores de uma comunidade ou das partes que a compõem; o estabelecimento de relações entre os componentes da sociedade para produzir uma resposta ao meio e a transmissão da herança social. Anos mais tarde, na década de 1940, foi percebida uma nova função, a de

  • A cuidar.
  • B divertir.
  • C esclarecer.
  • D informar.
  • E manipular.

A partir do século XIX, a comunicação social se organizou em torno da mensagem e da sua circulação. Uma das materializações mais concretas da importância dessa forma da comunicação se organizar foi o

  • A cinema.
  • B jornal.
  • C rádio.
  • D livro.
  • E telégrafo.