Prova do Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Comunicação Social - CESGRANRIO (2014) - Questões Comentadas

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Verifica-se como recurso fundamental à tese advogada pelo autor o uso da conotação, favorecida pelo emprego de elementos simbólicos.

Constitui exemplo dessa afirmativa o seguinte período:

  • A “Aí ele propôs uma troca: ofereceu moradia para quem se dispusesse a fazer os serviços de limpeza.” (l15-17)
  • B “A jovem fazia medicina ocidental com a cabeça, mas o seu coração estava na música da sua terra” (l 19-21)
  • C “E foi assim que se iniciou uma estória de amor atravessado: ele, por causa do seu amor pela jovem, aprendendo a amar uma música de que nunca gostara, e a jovem, por causa do seu amor pela música africana, aprendendo a amar o pianista que não amara.” (l 36-41)
  • D “Ela fazia o seguinte: sentava-se numa cadeira bem no meio da sala, num lugar onde todos a viam — acho que fazia de propósito, por maldade —, desabotoava a blusa até o estômago, enfiava a mão dentro dela e puxava para fora um seio lindo, liso, branco” (l 47-52)
  • E “carrega a pasta e come ‘mata-fome...’” (l 83-84)

Por meio da leitura integral do texto, é possível inferir que o gosto pelo conhecimento

  • A é inerente a todos os indivíduos.
  • B se constitui num processo de afetividade.
  • C tem o desinteresse por consequência
  • D se vincula ao desejo efêmero de ensinar.
  • E se forma a partir da autonomia do sujeito.

As reticências utilizadas pelo autor no trecho “desabotoava a blusa até o estômago, enfiava a mão dentro dela e puxava para fora um seio lindo, liso, branco, aquele mamilo atrevido... E nós, meninos, de boca aberta...” (l. l50-53) assinalam uma determinada sensação.

O trecho em que semelhante sensação se verifica é:

  • A “Se estou com fome e gosto de queijo, eu como queijo...” (l. 2-3)
  • B “Procuro outra coisa de que goste: banana, pão com manteiga, chocolate...” (l. 4-5)
  • C “Enquanto varria e limpava, sofria ouvindo o pianista tocando uma música horrível: Bach, Brahms, Debussy...” (l. 22-24)
  • D “Mas eu comprava um mata-fome e ia para casa comendo o mata-fome bem devagarzinho...” (l. 64-66)
  • E “Ridendo dicere severum: rindo, dizer as coisas sérias...” (l. 69-70)

O acento grave está empregado de acordo com a norma- padrão em:

  • A Ensinar implica à necessidade de também aprender.
  • B Os professores sempre visam à evolução dos alunos.
  • C A educação se constrói à duras penas.
  • D Recorrer à métodos pedagógicos alternativos é fundamental.
  • E É importante criar discussões àcerca do ensino.

O período “Terminada a aula, os meninos faziam fila junto à dona Clotilde, pedindo para carregar sua pasta.” (l.58-59) pode ser reescrito, mantendo-se o sentido original e respeitando-se os aspectos de coesão e coerência, da seguinte forma:

  • A Quando terminava a aula, os meninos faziam fila junto à dona Clotilde e pediam para carregar sua pasta.
  • B Porque terminava a aula, os meninos faziam fila junto à dona Clotilde, além de pedir para carregar sua pasta
  • C Ao terminar a aula, os meninos faziam fila junto à dona Clotilde, apesar de pedirem para carregar sua pasta.
  • D Terminando a aula, os meninos faziam fila junto à dona Clotilde, que pedia para carregar sua pasta.
  • E Embora terminada a aula, os meninos faziam fila junto à dona Clotilde, cujos pediam para carregar sua pasta.