Prova da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul (PC-MS) - Delegado de Polícia - FAPEC (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do último período do 2º parágrafo:

  • A onde.
  • B porque.
  • C porquê.
  • D por quê.
  • E por que.

Para compreendermos um texto, há alguns requisitos, entre os quais identificar relações entre orações ou períodos e analisar relações de coesão e coerência. Qual das alternativas apresenta o comentário correto a respeito dessas relações no texto?

  • A Entre as duas últimas orações do 1º parágrafo, há uma relação de adição. Se incluirmos a expressão “não apenas” antes de “conversar, essa relação será realçada e garantiremos a coesão e a coerência do texto.
  • B Entre as duas últimas orações do 1º parágrafo, há uma relação de adição. Se incluirmos a expressão “não apenas” após “conversar”, essa relação será realçada e garantiremos coesão e coerência textuais.
  • C Entre as duas últimas orações do último período do 1º parágrafo, o uso de “mas” produz uma relação de oposição, que se vai confirmar, no parágrafo seguinte, com a palavra “contradição”.
  • D A oração “ao ler a reportagem de capa desta edição” (2º parágrafo) expressa uma condição em relação à oração principal do período de que faz parte.
  • E No terceiro período do 2º parágrafo, a oração “Como você vai descobrir” introduz ideia de comparação no período de que faz parte.

Um texto pode ser pontuado de diferentes maneiras. Essas diferenças podem alterar o significado, mantê-lo ou mesmo comprometer a correção gramatical. Analisando o emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto e avaliando as alterações sugeridas nas alternativas, assinale a alternativa correta.

  • A Os quatro primeiros períodos do 1º parágrafo poderiam ser pontuados da seguinte maneira, sem alterações do sentido original: “Aqui na SUPER, vivemos entre dois mundos, por um lado, somos apaixonados por ciência. Adoramos entender racionalmente as coisas. Por outro, somos apaixonados por arte, quando publicamos algo. Não queremos apenas que você entenda, queremos que se emocione, que seja impactado.”
  • B Os quatro primeiros períodos do 1º parágrafo poderiam ser pontuados da seguinte maneira, sem alterações do sentido original: “Aqui na SUPER, vivemos entre dois mundos, por um lado. Somos apaixonados por ciência. Adoramos entender racionalmente as coisas, por outro. Somos apaixonados por arte. Quando publicamos algo, não queremos apenas que você entenda, queremos que se emocione, que seja impactado!”
  • C O terceiro parágrafo pode ser pontuado da seguinte maneira, sem prejuízos ao emprego correto dos sinais: “Essas descobertas, estão entre tantas outras que vão corrigindo um erro histórico do pensamento científico ocidental, nos últimos séculos; aprendemos a acreditar, que o mundo é polarizado, binário: razão ou emoção, ciência ou arte, conhecimento ou crença, esquerda ou direita, certo ou errado, mas, a verdade é muito mais complexa que isso.
  • D O terceiro parágrafo pode ser pontuado da seguinte maneira, sem prejuízos ao emprego correto dos sinais: “Essas descobertas, estão, entre tantas outras, que vão corrigindo um erro histórico do pensamento científico ocidental. Nos últimos séculos, aprendemos a acreditar que, o mundo é polarizado, binário: razão ou emoção, ciência ou arte, conhecimento ou crença, esquerda ou direita, certo ou errado. Mas, a verdade é muito mais complexa que isso.
  • E Considerando o uso de dois-pontos após  “Pelo contrário” (2º parágrafo), poderíamos usar vírgula (e não ponto) após “racionais” substituindo “E” por “e”. Essa mudança favoreceria a coesão textual.

O último período do 1º parágrafo exerce, no texto, um papel muito significativo, que poderia ser explicitado se, entre “é” e “conversar”, incluíssemos, entre vírgulas, um vocábulo. Em qual alternativa se identifica esse vocábulo?

  • A Pois.
  • B Porém.
  • C Porque.
  • D No qual.
  • E Embora.

A regência (nominal e verbal), a concordância (verbal e nominal), o uso de elementos coesivos e o uso (presença ou ausência) do “acento” indicativo de crase estão corretos na alternativa:

  • A Assistindo à uma palestra, ouviram do palestrante o seguinte: “Digo-os que não se iluda com soluções fácil. O trabalho da Polícia lida com a realidade. É preciso ter consciência de que os seriados são ficções e, na vida real, nem sempre se chega na solução dos casos.”
  • B Assistindo uma palestra, ouviram do palestrante o seguinte: “Digo-lhe que não se iluda com soluções fácil. O trabalho da Polícia lida com a realidade. É preciso ter consciência que os seriados são ficções e, na vida real, nem sempre se chega à solução dos casos.”
  • C Assistindo a uma palestra, ouviram do palestrante o seguinte: “Digo-os que não se iludam com soluções fáceis. O trabalho da Polícia lida com a realidade. É preciso ter consciência que os seriados são ficções e, na vida real, nem sempre se chega a solução dos casos.”
  • D Assistindo a uma palestra, ouviram do palestrante o seguinte: “Digo-lhes que não se iludam com soluções fáceis. O trabalho da Polícia lida com a realidade. É preciso ter consciência de que os seriados são ficções e, na vida real, nem sempre se chega à solução dos casos.”
  • E Assistindo uma palestra, ouviram do palestrante o seguinte: “Digo-lhes que não se iluda com soluções fáceis. O trabalho da Polícia lida com à realidade. É preciso ter consciência de que os seriados são ficções e, na vida real, nem sempre se chega na solução dos casos.”