Prova da Polícia Militar do Estado de Pernambuco (PM-PE) - Soldado da Polícia Militar - UPENET/IAUPE (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Para uma leitura adequada do Texto 2, é indispensável a apreciação de seus recursos expressivos. Acerca de tais recursos, analise as afirmativas a seguir:


1. O tom sério, confessional, como o narrador assume o seu “crime” só pode ser admitido se o texto for considerado no plano ficcional, literário.

2. A linguagem rebuscada, rigorosamente atenta à norma culta, destoa da situação narrativa a tal ponto que impede que a história possa ser aceita, mesmo como ficção.

3. A flor aparece no texto como elemento personificado, isto é, com características e ações humanas, como “não estar feliz”, “agradecer” e “empalidecer”.

4. A percepção do porteiro em relação à flor, revelada por sua fala no desfecho da história, coincide com os sentimentos e a percepção fantasiosa do narrador.


Estão CORRETAS, apenas:

  • A 1 e 2.
  • B 1 e 3.
  • C 1, 3 e 4.
  • D 2 e 3.
  • E 2, 3 e 4.
Assinale a alternativa em que todas as formas verbais estão CORRETAMENTE flexionadas.
  • A Se nós mantêssemos vigilância constante nos jardins da cidade, não haveria tantas flores roubadas.
  • B Um homem tentou roubar uma flor do jardim, mas o vigilante interviu e não permitiu o roubo.
  • C Nós requisemos nosso dinheiro de volta quando compramos flores e elas logo murcharam.
  • D Se você vier a minha casa, por favor, não traga flores roubadas de algum jardim.
  • E É tão interessante saber que as pessoas se entreteram com uma simples flor!

Em situações informais, como a que se apresenta no final do Texto 2, a forma de tratamento mais frequentemente empregada no Brasil é “você”. Porém, em situações mais formais, a hierarquia é marcada por formas de tratamento especiais. Em uma comunicação escrita, oficial, dirigida a uma autoridade do alto escalão militar, a forma de tratamento recomendada pela norma-padrão é:

  • A Senhor Coronel.
  • B Coronel (seguido do sobrenome da autoridade).
  • C Vossa Excelência.
  • D Vossa Senhoria.
  • E Vossa Magnificência.
Algumas formas verbais recebem acento gráfico quando se ligam a pronomes átonos, como “conservá-la”. Assinale a alternativa em que a forma verbal está CORRETAMENTE acentuada ou está, CORRETAMENTE, sem acento gráfico.
  • A Não gosto muito da bolsa que comprei. Resolvi da-la de presente.
  • B Li um texto maravilhoso em inglês. Estou pensando em traduzí-lo.
  • C Já lhe disse o recado duas vezes e agora tenho que repetí-lo novamente.
  • D Apesar de gostar muito da minha casa, sei que algum dia terei que vendê-la.
  • E Conheci um servidor público excepcional. Era preciso distinguí-lo dos demais.
Sabemos que a vírgula pode ser empregada, também, como um recurso estilístico. No Texto 2, por exemplo, a vírgula é facultativa no seguinte trecho:
  • A “Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia.”
  • B “O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor.”
  • C “Eu a furtara, eu a via morrer.”
  • D “Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la.”
  • E “– Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim!”