Prova da Prefeitura Municipal de Alagoa Nova - Técnico - Enfermagem - CPCON (2023) - Questões Comentadas

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Do ponto de vista do conteúdo do texto, marque a alterativa CORRETA.

  • A A vida das pessoas indígenas é a temática central da literatura dos povos originários com ênfase na urbanização e no êxodo das florestas.
  • B A literatura indígena tem como eu enunciador sujeitos pertencentes aos povos originários que expressam veementemente o passado.
  • C Os povos originários mesmo sendo ágrafos conseguiram produzir literaturas que oralizam a palavra em laudatório às ações colonialistas.
  • D A cultura dos povos indígenas, tendo em vista, inclusive, suas expressões literárias, foram relegadas ao silenciamento pelo ideário colonialista.
  • E A padronização da literatura indígena como elemento de cultura se faz importante para a aplicabilidade de legislações nacionais que a valorizam.

Na frase abaixo, analise o que é pedido.

“A cultura dos povos indígenas, ao longo dos tempos, tem sido tratada com certo desdém – vivendo em um hiato de esquecimento ao longo dos tempos abissal.”

Os termos destacados exercem função sintática de:

  • A Oração subordinada adverbial temporal.
  • B Oração subordinada adjetiva restritiva.
  • C Objeto direto preposicionado.
  • D Oração principal.
  • E Objeto direto.

Considerando o enunciado abaixo mencionado, analise o que é requerido.

Não podemos mais pensar em um indígena da época da invasão colonizadora, uma figura petrificada no tempo, que foi estereotipada ao longo de todo o processo de formação de nossa nação brasileira.” 

Os termos destacados ligam-se, considerando o processo de concordância:

  • A Verbal, ao considerar a harmonia entre os verbos “petrificada” e “estereotipada” com “figura”.
  • B Nominal, uma vez que “petrificada” possui valor adjetivo e “estereotipada”, substantivo, contrapondo a relação deles com “figura”.
  • C Verbal, haja vista a qualificação dos termos “petrificada” e “estereotipada” como particípios de “petrificar” e “estereotipar” relacionados à palavra “figura”.
  • D Verbal, uma vez que “petrificada” e “estereotipada” estão qualificados como verbos transitivos; e “figura” como advérbio.
  • E Nominal, pois os termos “petrificada” e “estereotipada” estão relacionados em gênero com “figura”.

Analise gramaticalmente a frase abaixo.

“Foi desta forma que parte do conhecimento dos nossos antepassados chegou até nós, mostrando-nos um caleidoscópio ímpar, fortalecendo em nós o sentido de ser indígena.”

O elemento grifado possui valor:

  • A Adverbial.
  • B Pronominal.
  • C Verbal.
  • D Adjetivo.
  • E Substantivo.

Após a leitura do verbete abaixo transcrito, responda ao que se pede.

Cultura popular: A cultura popular, como expressão cultural dos segmentos menos favorecidos, apartados do poder político e econômico, manteve-se em foco durante muito tempo, gerando contraposições, tais como erudito x popular, moderno x tradicional, hegemônico x subalterno. Canclini (2013) acrescenta a cultura de massa nessa discussão, associando o termo 'popular' tanto à noção de povo quanto à noção de popularidade, referindo-se ao que agrada a muitos e alcança altos índices de venda, principalmente em decorrência das ações promocionais da indústria cultural. Essas acepções divergentes em torno do termo concorrem para o debate tradição x inovação. O popular atribuído aos segmentos sociais não afetados pelo cosmopolitismo das elites e pautados na preservação das tradições repousa sobre a permanência das expressões culturais, memória e testemunho da uma identidade cultural. Já o popular produzido pela indústria cultural padece de uma rápida obsolescência, privilegiando sempre o novo.
COSTA, Maria Elisabeth de Andrade. Cultura popular. Dicionário IPHAN do Patrimônio Cultural. Brasília: Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, S/d. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/dicionarioPatrimonioCultural/detalhes/26/cultura-popular. Acesso em: 21 set. 2023. (trecho adaptado). 


O conceito de cultura popular que se depreende da leitura do texto é o de:

  • A Manifestação calcada especificamente nos produtos da indústria cultural que emitem valor sobre a aceitabilidade de práticas humanas emergidas das experiências comunitárias.
  • B Configuração que reside especialmente em oposições ortodoxas que implicam no entendimento entre erudito e tradicional, hegemônico e de prestígio social, moderno e atualizado socio-historicamente.
  • C Expressão de grupos minoritários em contraste com a cultura de massa, além de considerar os aspectos da tradição cultural em contraponto com a prevalência da novidade mercadológica.
  • D Representação de um valor para produtos feitos pelas classes populares em plena relação com as classes sociais prestigiadas, formadoras de público para os altos índices de consumo desses produtos.
  • E Exposição das diferenciações entre a produção cultural feita pelo povo e a realizada pela indústria cultural, havendo nisso uma confluência de práticas infensas à dinâmica da história e da sociedade.