Prova da Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás - Professor - Pedagogia - Quadrix (2023) - Questões Comentadas

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De acordo com as diretrizes estabelecidas pela Lei Municipal n.º 299/1990, julgue os seguintes itens.

I É permitido ao município contrair empréstimos internos e externos, mediante aprovação legislativa, com aplicação dos recursos para financiar atividades que propiciem o desenvolvimento econômico, social, científico, tecnológico, cultural e artístico. II O município, por meio de consórcio aprovado por lei municipal, poderá criar autarquias ou entidades intermunicipais para a realização de obras, atividades ou serviços de interesse comum. III O município poderá criar um sistema de previdência social para os seus servidores, mas não se poderá vincular, por meio de convênio ou de outros acordos, ao sistema previdenciário nacional ou estadual.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas o item III está certo.
  • D Apenas os itens I e II estão certos.
  • E Apenas os itens II e III estão certos.

Existem três modalidades de planejamento, que são articuladas entre si: o plano da escola; o plano de ensino; e o plano de aulas. Acerca do plano de aulas, assinale a alternativa correta.

  • A É um detalhamento do plano de ensino e, nele, as unidades e subunidades que foram previstas em linhas gerais são especificadas para uma situação didática real.
  • B Expressa orientações gerais, que sintetizam as ligações da escola com o sistema de ensino e as ligações do projeto político-pedagógico com os planos de ensino.
  • C Prevê os objetivos e as tarefas do trabalho docente para o ano ou o semestre.
  • D É um documento mais elaborado, dividido por unidades sequenciais, no qual aparecem objetivos específicos, conteúdos e desenvolvimentos metodológicos.
  • E É um documento global, que expressa orientações gerais.

Considerando que as tecnologias da informação e da comunicação trazem novas formas de conhecimento para o ambiente escolar, assinale a alternativa incorreta.

  • A Inovações tecnológicas melhoraram a relação escola/professor, professor/estudante e estudante/estudante.
  • B É fundamental entender que a relação entre tecnologia e educação se concretiza com princípios e processos de ação educativa, gerando produtos educativos.
  • C O desenvolvimento da sociedade depende, hoje, da capacidade de gerar, transmitir, processar, armazenar e recuperar informações de forma eficiente.
  • D As tecnologias substituem o professor, permitindo que algumas tarefas e funções dos professores sejam modificadas.
  • E No campo educacional, a tecnologia da informação e da comunicação é mais uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.

A educação integral é uma concepção de ensino apoiada em um tripé: ampliar o tempo; repensar as aprendizagens oferecidas; e estender os espaços onde elas acontecem. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A Prioritariamente, um projeto de educação integral visa a alcançar os alunos indisciplinados, geralmente com baixo desempenho cognitivo.
  • B Uma proposta de educação integral centra-se no aluno.
  • C As atividades desenvolvidas no contraturno devem ser uma continuidade das que ocorrem no período regular de aula.
  • D A educação integral trabalha com um currículo fragmentado.
  • E A educação integral reorganiza somente espaços e tempos.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, o dever do Estado com relação à educação será efetivado mediante a garantia de

  • A educação básica obrigatória e gratuita dos quatro aos 21 anos de idade, ressalvada a gratuidade para aqueles que não tiveram acesso a esse nível de educação na idade própria.
  • B progressiva universalização do ensino médio gratuito.
  • C atendimento educacional especializado às pessoas deficientes, obrigatoriamente na rede regular de ensino.
  • D educação infantil, em creche e pré-escola, para crianças de até sete anos de idade.
  • E acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo plano educacional único, a ser implementado para todos os cidadãos.