Prova da Prefeitura Municipal de Angical do Piauí - Agente Comunitário de Saúde - Planejar (2016) - Questões Comentadas

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De acordo com as ideias defendidas no texto, o problema do trânsito está relacionado:

  • A à falta de investimento do governo em infraestrutura
  • B ao comportamento agressivo dos pedestres, que se arriscam para não se atrasarem.
  • C à educação da sociedade.
  • D às desigualdades sociais.
  • E à valorização das coisas matérias, como o carro.

A autora afirma que “Assim, aprendemos a dirigir, mas não aprendemos a respeitar”. Com base nas ideias defendidas ao longo do texto, ao afirmar isso ela declara que:

  • A Dirigir e respeitar assumem o mesmo valor semântico nesse trecho.
  • B Dirigir e respeitar assumem valor semântico contrário nesse trecho.
  • C Dirigir e respeitar são ações que devem acontecer simultaneamente no trânsito.
  • D Dirigir e respeitar são ações que, no trânsito, não dependem uma da outra.
  • E Dirigir e respeitar são ações contrárias, portanto impossíveis de acontecer de modo simultâneo no trânsito.

Analise o trecho abaixo:

“É importante observar o quanto o trânsito reflete a educação de uma sociedade. Quem já se viu pedestre nas cidades onde o respeito predomina, sabe o quanto é vergonhoso compararmos com a dinâmica do trânsito de cidades brasileiras, onde o pedestre não tem vez.”

A partir da afirmação acima, pode-se inferir que: 

  • A Em países cuja população é educada, os pedestres são respeitados.
  • B Em todas as sociedades, o pedestre sofre desrespeitos que vêm daqueles que andam de carro.
  • C Mesmo em países menos desenvolvidos que o Brasil, a dinâmica de trânsito permite o respeito ao pedestre.
  • D O que impede o respeito aos pedestres no trânsito brasileiro é a dinâmica do trânsito de cidades brasileiras.
  • E Em países desenvolvidos cuja população é educada o respeito ao pedestre não é frequente, com exceção do Brasil.

Vale lembrar que não é só de direitos que vive o pedestre. 

No trecho acima, a autora reconhece que: 

  • A Os pedestres são mais vulneráveis, por isso merecem maior atenção.
  • B O pedestre é o personagem do trânsito que ocupa o menor espaço, que menos polui e que é o mais vulnerável.
  • C Se o pedestre é a parte mais vulnerável, ele deve ser tratado como prioridade.
  • D Por serem mais vulneráveis, os pedestres têm “facilidades” previstas para eles, como as faixas de pedestres.
  • E O pedestre é o mais vulnerável, mas também tem obrigação de seguir as regras de trânsito que lhe competem.

Vale lembrar que não é só de direitos que vive o pedestre. 

Assinale a única alternativa em que a palavra direito é empregada com o mesmo valor semântico que foi empregada no trecho em análise: 

  • A Nas vias de mão única, deve-se estacionar do lado direito.
  • B João era um homem direito, mas, desnorteado, fugiu ao atropelar a criança.
  • C O Direito brasileiro prevê uma lei específica para regulamentar o trânsito.
  • D Joao cometeu a infração, porque o guarda não o informou direito qual seria a via de mão dupla naquele local.
  • E Todos os cidadãos têm direito de receber educação no trânsito.