Prova da Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia - Professor - Artes e Educação Artística - CS-UFG (2011) - Questões Comentadas

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A matéria jornalística de Ana Paula Sousa apresenta uma informação nova, ao demonstrar que as novas tecnologias digitais de comunicação

  • A transformam o meio de divulgação da obra de arte, mas preservam a possibilidade estética da criação artística.
  • B dificultam a capacidade de criação artística, pois descartam as ferramentas que individualizam a habilidade do artista.
  • C apelam para as estratégias consumistas do capitalismo, porque substituem o efeito individual da obra de arte pela produção em série.
  • D democratizam as formas de produção artística, contudo impedem o surgimento de verdadeiros artistas.

Para produzir o efeito de novidade da matéria, no título “David Hockney pinta em iPhone e iPad”, a jornalista utiliza, como recurso linguístico,

  • A a ironia de afirmar o oposto sobre o sujeito.
  • B o estrangeirismo para nomear os aparelhos eletrônicos.
  • C o argumento de autoridade com um nome próprio.
  • D a ambiguidade de sentido do verbo pintar.

A ideia de hedonismo afirmada no trecho “Hockney, que já foi chamado de ‘o pintor mais célebre do mundo’, e teve suas imagens da Califórnia transformadas em símbolo do hedonismo da sociedade atual, andava desaparecido do grande circuito” é recuperada, no texto, em

  • A “‘Ninguém se perguntou ainda quanto isso custa’, ponderou o artista que, antes de organizar a mostra, mandou seus desenhos para 20 amigos que têm iPhones.”
  • B “‘Uma das vantagens de estar na periferia do mundo das artes é essa: posso observar melhor’, declarou, numa longa entrevista à revista especializada ‘Artpress’.”
  • C “Mas como esses desenhos dão muito prazer aos meus amigos, que importância isso tem?”
  • D “‘Aprender a desenhar é aprender a olhar e aprender a olhar não faz mal a ninguém’, ensina, no texto.”

No trecho “Seus desenhos, que perderiam todo o sentido se fossem impressos, uma vez que ganham vida apenas com a luminosidade da tela, procuram capturar algo que é específico das novas tecnologias.", as vírgulas são utilizadas para marcar a

  • A intercalação de explicações entre o sujeito e o seu predicado.
  • B separação de adjuntos adverbiais de natureza diferente.
  • C elipse do verbo nas orações subordinadas.
  • D existência de orações com sujeitos e predicados diferentes.

No período “Os gestos, apesar de delicados, são velozes”,

  • A predomina como conclusão decisiva aquela que é estabelecida pelo argumento marcado pela conjunção concessiva.
  • B acontece a anulação da força argumentativa do segmento principal pela introdução do conectivo “apesar de”.
  • C prevalece a orientação argumentativa do segmento que não é introduzido pela conjunção “apesar de”.
  • D ocorre a desautorização do sentido da oração principal em face da presença do argumento contrário na oração subordinada.