Prova da Prefeitura Municipal de Arenápolis - Professor Educação Básica - Prefeitura Municipal de Arenápolis - Mato Grosso (2021) - Questões Comentadas

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O período silábico-alfabético marca a transição entre os esquemas prévios em vias de serem abandonados e os esquemas futuros em vias de serem construídos. Quando a criança descobre que a sílaba não pode ser considerada como unidade, mas que ela é, por sua vez, reanalisável em elementos menores, ingressa no último passo da compreensão do sistema socialmente estabelecido. E, a partir daí, descobre novos problemas: pelo lado quantitativo, se não basta uma letra por sílaba, também não pode estabelecer nenhuma regularidade duplicando a quantidade de letras por sílaba (já que há sílabas que se escrevem com uma, duas, três ou mais letras); pelo lado qualitativo, enfrentará os problemas ortográficos (a identidade de som não garante a identidade de letras, nem a identidade de letras a de som). (FERREIRO).


No trecho destacado, Emília Ferreiro descreve como o aprendiz se apropria dos conceitos e das habilidades de leitura e escrita, mostrando que a aquisição desses atos linguísticos segue um percurso semelhante àquele que a humanidade percorreu até chegar ao sistema alfabético, ou seja:

  • A Durante a trajetória até a alfabetização, na fase pré-silábica, o aprendiz compreende que a palavra escrita representa a palavra falada e conhece como essa representação é processada. Ao longo do percurso, passa então a compreender o que a escrita representa e o modo de construção dessa representação.
  • B Durante a trajetória até a alfabetização, na fase silábica, o aprendiz ignora que a palavra escrita representa a palavra falada, e desconhece como essa representação é processada. Ao longo do percurso, passa então a compreender o que a escrita representa e o modo de construção dessa representação.
  • C Durante a trajetória até a alfabetização, na fase pré- silábica, o aprendiz ignora que a palavra escrita, representa a palavra falada, e desconhece como essa representação é processada. Ao longo do percurso, passa então a compreender o que a escrita representa e o modo de construção dessa representação.
  • D Durante a trajetória até a alfabetização, na fase escrita.
  • E Nenhuma das alternativas dadas.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, pode-se identificar, na tradição pedagógica brasileira, a presença de quatro grandes tendências. São elas:

  • A A liberal tradicional, a renovada não-diretiva, a crítico-social e a tendência criada por Paulo Freire, conhecida como libertadora.
  • B A tecnicista, a renovada progressivista, a libertária e a mundialmente conhecida escola nova.
  • C A tradicional, a renovada, a tecnicista e aquelas marcadas centralmente por preocupações sociais e políticas.
  • D A tecnicista, a tradicional, as tendências libertadoras e a progressista crítico-social dos conteúdos.
  • E Nenhuma das alternativas dadas.

A ludicidade é uma possibilidade pedagógica que torna significativo os conceitos a serem trabalhados. Assim, o jogo possibilita a aprendizagem do sujeito e o seu pleno desenvolvimento, já que:

  • A Proporciona aproximação dos alunos em relação ao processo pedagógico e o entendimento de que as práticas lúdicas servem principalmente para lazer, e não aprendizado.
  • B Constitui-se em uma atividade que não tem nenhum tipo de controle por parte dos adultos, o que permite as crianças criarem, produzirem, se organizarem e serem livres.
  • C Conta com conteúdos do cotidiano, como regras, interações com objetos e o meio e a diversidade de linguagens envolvidas em sua prática.
  • D O jogo não se torna um meio para a realização dos objetivos educacionais, e sim uma forma de a criança criar autonomia e se desenvolver no seu ritmo individual.
  • E Nenhuma das alternativas dadas.

Sequência didática corresponde a um conjunto de atividades articuladas que são planejadas com a intenção de atingir determinado objetivo didático. A escolha do modelo de sequência didática a ser utilizado está relacionada a:

  • A Objetivos que o docente pretende alcançar diante das necessidades dos alunos.
  • B Interesse individual do educador que, sozinho, é capaz de escolher melhor os temas a serem abordados.
  • C Como os alunos devem desenvolver suas habilidades, de maneira homogênea e integral.
  • D Ausência da possibilidade de abordar o mesmo tema em diferentes contextos e formatos.
  • E Nenhuma das alternativas dadas.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, ao longo do ensino fundamental, anos finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de:

  • A Apropriarem-se das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas.
  • B Que os educandos acessem o ensino médio com o nível intelectual igual, considerado mínimo e necessário.
  • C Comprovar para família e comunidade que a educação oferecida nas instituições é de qualidade.
  • D Diferenciarem-se, por meio do conhecimento, dos educandos pertencentes ao ensino fundamental anos iniciais.
  • E Nenhuma das alternativas dadas.