Prova da Prefeitura Municipal de Astolfo Dutra - Professor - Educação Especial - Instituto Consulplan (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca
Segundo Filomena Elaine Paiva Assolini, letramento
  • A se refere ao conhecimento adquirido na escola, apenas.
  • B mantém relação apenas com a fase escolar inicial por ser o período de alfabetização.
  • C envolve o conhecimento que o aluno adquiriu fora da escola, a partir do seu contexto social.
  • D acontece a partir do momento em que a criança está alfabetizada, pois adquire o domínio da leitura e da escrita.
A partir da leitura textual, analise as afirmativas a seguir.
I. O letramento aproxima a criança do professor, pois considera as experiências e a linguagem que o aluno traz para o contexto escolar.
II. Partir da psicogênese é o ideal para a formação de crianças letradas.
III. O letramento não depende do conhecimento da escola, pois é adquirido a partir do contexto sociocultural em que o indivíduo está inserido.

Está correto o que se afirma em
  • A I, II e III.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
A relação de causa e consequência, no texto, favorece a coesão e a coerência textual. Partindo desta afirmação, assinale o trecho em que é perceptível esta relação.
  • A “Então ser alfabetizado envolve sim conhecer o código escrito, mas envolve também saber compreender e saber interpretar.” (7º§)
  • B “No Brasil, tanto as escolas públicas, como as particulares e as políticas públicas ainda partem da alfabetização para o letramento.” (1º§)
  • C “Outro ponto da professora da USP é que as escolas tendem a considerar apenas a fase inicial da alfabetização, com isso, restringindo esse papel a apenas um professor.” (4º§)
  • D “Ainda há o entendimento de que a psicogênese da língua escrita é o que há de mais novo, mais recente e melhor para o entendimento do processo de alfabetização, mas, com todo respeito às contribuições de Emília Ferreiro, Ana Teberosky e Telma Weisz, já são ultrapassadas, serviram para aquele momento.” (3º§)
Através dos pronomes é possível fazer remissão a ideias ou termos mencionados anteriormente no texto. Esse recurso é chamado de coesão lexical. Assinale a alternativa cujo pronome sublinhado retoma o termo indicado.
  • A “Não se considera o que a criança traz: suas experiências e linguagens com as quais ela pode ter convivido antes de entrar na escola.” (4º§) – linguagens
  • B “As atividades lúdicas, indica, também são outra possibilidade para o educador. ‘Só que elas ainda encontram resistência em algumas escolas sustentadas pelos pilares conteudistas, livrescos e avaliativos’.” (5º§) – atividades lúdicas
  • C “Quando consideramos o letramento, que é coletivo, entende-se que o sujeito possui saberes sobre a escrita independentemente do contexto escolar e da educação formal, porque ele está inserido em uma sociedade letrada.” (2º§) – letramento
  • D “[…] Então se a escola partisse do letramento, ela conseguiria se aproximar mais dos alunos e teria condições favoráveis para que eles expusessem os seus saberes sobre a escrita e sobre as diferentes linguagens’, explica a professora.” (2º§) – professora
“Quando consideramos o letramento, que é coletivo, entende-se que o sujeito possui saberes sobre a escrita independentemente do contexto escolar e da educação formal, porque ele está inserido em uma sociedade letrada.” (2º§) De acordo com o contexto, assinale a afirmativa que apresenta o significado adequado para “sociedade letrada”.
  • A Conhecimento literário excessivo.
  • B Excesso de conhecimento jurídico.
  • C Capacidade para utilizar tipos variados de material escrito.
  • D Excesso de erudição, de cultura; que tem grande conhecimento.