Prova da Prefeitura Municipal de Bauru - Engenheiro Mecânico - Prefeitura de Bauru - SP (2023) - Questões Comentadas

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Em um sistema de transmissão de uma máquina de terraplanagem temos um eixo responsável pela engrenagem inversora de marcha ré, este eixo é montado entre a carcaça do câmbio e a tampa superior, e deve trabalhar com uma folga axial de 0,06 mm. Avaliando o desenho técnico das peças em questão e os dados pertinentes a esse sistema, responda qual o valor ideal da arruela compensadora?

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- Medida (A) = 10,1mm - Medida (B) = 10,5mm - Medida (C) = 19,84mm

  • A 0,76 mm
  • B 0,62 mm
  • C 0,70 mm
  • D 0,82 mm

Sabendo que a força no pistão 1 é de 10.580 N, e de acordo com os dados e com a figura a seguir, calcule a pressão do circuito bem como a força no pistão número 2: Dados: Diâmetro do pistão 1 = 15 cm Diâmetro do pistão 2 = 48,85 cm
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  • A A pressão é de 158,70 Newton/cm², já a força é de 7.752,49 Newton.
  • B A pressão é de 59,87 Newton/cm², já a força é de 112.209,55 Newton.
  • C A pressão é de 79,35 Newton/cm², já a força é de 1938,12 Newton
  • D A pressão é de 60 Newton/cm², já a força é de 113.000 Newton.

Para ser um bom engenheiro você deve conhecer não só as unidades de medidas, mas também instrumentos de metrologia. Conforme a figura a seguir, descreva o valor medido no micrômetro:
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  • A 15,10 mm
  • B 15,60 mm
  • C 19,10 mm
  • D 19,60 mm

O motor a combustão interna é uma máquina Térmica baseada no ciclo de Carnot, ciclo esse que determina a variação de Pressão, Volume e Temperatura. Avaliando o gráfico a seguir determine:
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  • A A pressão é inversamente proporcional ao volume.
  • B A temperatura diminui à medida que a pressão aumenta.
  • C O volume diminui à medida que a temperatura diminui.
  • D Conforme a pressão diminui a temperatura aumenta.

Existem basicamente 2 formas de lubrificação nos motores a combustão interna, sendo elas: Lubrificação por Salpico e sistema por lubrificação forçada. Em um sistema de lubrificação forçada a bomba gera uma depressão em sua entrada e uma vazão na saída, esta vazão é limitada o que gera a elevação de pressão hidráulica. Baseado em seu conhecimento, determine qual das alternativas a seguir pode diminuir a pressão hidráulica de um motor a combustão interna:

  • A Excesso de óleo lubrificante no cárter.
  • B Óleo lubrificante com viscosidade acima do especificado.
  • C Excesso de folga radial entre bronzinas e árvore de manivelas.
  • D Alta rotação do motor.