Prova da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Professor - Língua Portuguesa - Planejar (2015) - Questões Comentadas

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A coordenação pedagógica propõe aos professores que construam, conjuntamente, uma proposta de trabalho que contemple uma determinada temática comum. Nesse trabalho coletivo são, então, organizados e selecionados conteúdos para a atuação em sala de aula. Durante a realização de atividades no interior das salas de aula, alguns alunos se envolveram mais que outros, e alguns professores se empenharam mais em suas tarefas, buscando outras temáticas que complementassem o trabalho ou que interessassem mais aos alunos. Continuamente, todos os professores e a coordenação avaliavam esse processo, comentando, criticando e sugerindo novas formas de trabalho.

A situação aqui descrita reflete, principalmente, características de um

  • A Plano de Aula.
  • B Planejamento Curricular.
  • C Projeto Interdisciplinar/Integrado.
  • D Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.)

Coloque V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas seguintes, que tratam do processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.) das escolas, no modelo da Gestão Democrática:

I. O P.P.P. deve ser elaborado por consultores e especialistas contratados pela diretoria.

II. O P.P.P. deve ser elaborado pelo corpo de profissionais da escola, além de incluir discussões feitas com a comunidade escolar.

III. O P.P.P. deve ser elaborado por meio de práticas coletivas e da corresponsabilidade dos membros da comunidade escolar.

IV. O P.P.P. deve ser elaborado com a participação da comunidade escolar, podendo ter apoio de consultores contratados.

V. O P.P.P. deve ser elaborado pela Secretaria de Educação e adaptado em cada instituição escolar, de acordo com sua realidade.

A sequência CORRETA das respostas é:

  • A V, V, V, F, F.
  • B F, V, V, V, F.
  • C F, V, F, V, V.
  • D F, V, V, F, F.

Para a Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, o atendimento educacional especializado (AEE) é visto como um elemento de apoio ao desenvolvimento de alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, sendo de oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino.

De acordo com os pressupostos da inclusão escolar defendida na política atual para a Educação Especial, é CORRETO afirmar que:

  • A A inclusão escolar não tem relação com um paradigma fundamentado na concepção de direitos humanos, pois menciona a igualdade, mas ressalta a diferença existente entre os sujeitos.
  • B A educação inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com qualquer tipo de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares.
  • C O atendimento educacional especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, sem, contudo, se preocupar em eliminar as barreiras para a plena participação dos alunos na educação inclusiva.
  • D O movimento mundial pela inclusão educacional é apenas uma carta de intenções que prevê, a partir da próxima década, ações políticas de atendimento educacional especializado (AEE), que devem ocorrer em salas de aula diferenciadas, fora das escolas.

A autonomia das escolas se concretiza no equilíbrio entre autoridade e responsabilidade em todos os níveis do sistema, visando à melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, a construção da autonomia das escolas implica

I. a eliminação dos regulamentos e normas, deixando as escolas livres para definir os rumos de sua própria ação.

II. o conhecimento das diretrizes legais da educação por parte dos profissionais da escola para identificar seu espaço de liberdade e orientar as decisões locais de forma compatível com o sistema.

III. o desenvolvimento da capacidade local de leitura da realidade e de formulação de metas e projetos de ação.

IV. a descentralização do poder decisório, superior à própria organização anterior do sistema escolar.

É CORRETO o que se afirma em

  • A I e IV, apenas.
  • B I, III e IV, apenas.
  • C II, III e IV, apenas.
  • D I, II, III e IV.

Leia atentamente as afirmativas:

I. Nas relações entre os conhecimentos, as habilidades e os valores transmitidos pela escola, a prática pedagógica coloca os alunos para compreender e explicar o mundo, a sociedade e o homem.

II. O trabalho pedagógico realizado pela escola, ao expressar um projeto de educação que integra os alunos a uma sociedade, expressa também um projeto político-pedagógico da sociedade que o fundamenta e o determina.

III. O planejamento escolar é um instrumento que organiza e operacionaliza as formas de mediação da escola no interior da prática social global.

IV. A forma de organizar, desenvolver e avaliar as atividades pedagógicas pode recolocar as finalidades últimas da escola, contribuindo ou não para a superação de uma única visão de mundo, predominante e hegemônica.

É CORRETO o que se afirma em

  • A II e IV, apenas
  • B I, II e IV, apenas.
  • C II, III e IV, apenas.
  • D I, II, III e IV.