Prova da Prefeitura Municipal de Blumenau - Agente Comunitário de Saúde - FURB (2022) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona a função da pontuação com seu emprego no texto "Monkeypox: histórico e chegada no Brasil": 
Primeira coluna: função da pontuação (1)Aposto (2)Inserção de discurso direto (3)Inserção de sinônimo

Segunda coluna: trechos do texto
(_) O que ninguém esperava é a chamada transmissão sustentada - ou comunitária - do vírus da varíola de macacos de uma pessoa para outras, ampliando o número de casos. (_) O vírus da varíola de macacos, também chamado de monkeypox, espalhou-se por mais de 40 países nos últimos meses e chegou ao Brasil no início de junho. (_) "A disseminação do vírus era previsível porque os casos na África estavam aumentando e quase ninguém dava a devida atenção", comenta a virologista Clarissa Damaso.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: 

  • A 2 - 3 - 1.
  • B 1 - 2 - 3.
  • C 1 - 3 - 2.
  • D 3 - 1 - 2.
  • E 3 - 2 - 1.

A respeito das informações apresentadas no texto "Monkeypox: histórico e chegada no Brasil", analise as afirmações a seguir:
I-O texto apresenta dados cronológicos da chegada do vírus ao Brasil. II-O texto informa aspectos históricos do estudo do monkeypox em todo o mundo. III-O texto apresenta excertos de fala de autoridades no assunto.
Está correto o que se afirma em:

  • A II e III, apenas.
  • B I, II e III.
  • C III, apenas.
  • D I, apenas.
  • E I, apenas.

Assinale a alternativa que corretamente apresenta o gênero textual de "Monkeypox: histórico e chegada no Brasil":

  • A Consiste em uma entrevista, pois apresenta as palavras de uma autoridade que fala a respeito do assunto abordado no texto.
  • B Trata-se de uma notícia, pois tem o intuito de informar a respeito do tema abordado de forma neutra.
  • C Consiste em um artigo de opinião, pois o autor apresenta seu posicionamento a respeito da temática abordada.
  • D Trata-se de uma reportagem, que tem o intuito de informar e, ao mesmo tempo, criar uma opinião nos leitores.
  • E Trata-se de um editorial, que serve para apresentar o posicionamento crítico de determinado grupo sobre os principais assuntos do momento de sua publicação.

Analise as orações a seguir, no que diz respeito ao uso dos porquês em língua portuguesa:
I-A maioria das pessoas que tem varíola não fica muito doente. No entanto, a OMS descreveu o risco como moderado porquê a varíola está se espalhando em locais onde nunca havia sido relatada antes. Portanto, esse novo padrão de transmissão é preocupante e está se movendo muito rapidamente. II-Neste momento em que um novo vírus está circulando pelo mundo, refletimos a respeito questões como: Quem está em risco e por que devemos nos preocupar neste momento? III-O município do Rio de Janeiro confirmou que os dois casos de varíola dos macacos identificados na cidade configuram um cenário de transmissão local. Isso por que não se trata de pacientes que retornaram do exterior recentemente, ou que tiveram contato com alguém que veio de outro país.
Está correto o emprego dos porquês em:

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I, apenas.
  • E II, apenas.

A respeito das funções da linguagem apresentadas no texto "Monkeypox: histórico e chegada no Brasil", marque V para as alternativas verdadeiras, e F, para as falsas: 
(_)O texto apresenta a função fática da linguagem, pois apresenta diversas inserções de fala, em modelo de discurso direto. (_)O texto é constituído pela função referencial, pois informa a respeito de um fato, referenciando aspectos relacionados a esse fato. (_)O texto é construído a partir da função metalinguística, porque se constitui a partir da explicação e reflexão sobre um tema: o monkeypox.
Assinale a alternativa com a sequência correta: 

  • A F - V - F
  • B V - F - F
  • C F - F - F
  • D F - V - V
  • E V - V - F