Prova da Prefeitura Municipal de Camaçari - Professor - História - CESPE/CEBRASPE (2024) - Questões Comentadas

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Entende-se do primeiro parágrafo do texto CG3A1 que tanto a ficção quanto a simulação

  • A são apenas fontes de prazer.
  • B possibilitam aprendizados aplicáveis na realidade.
  • C garantem experiências seguras na realidade.
  • D proporcionam experiências concretas.
  • E dependem do interesse do indivíduo.

De acordo com o texto CG3A1, para se aprender a pilotar um avião, a prática real é

  • A dispensável.
  • B suficiente.
  • C necessária.
  • D incomum.
  • E imprevisível.

De acordo com as relações de sentido estabelecidas no texto CG3A1, a oração “o leitor expande sua empatia” (primeiro período do segundo parágrafo) significa que o leitor

  • A compartilha indiretamente os acontecimentos da história.
  • B transfere para o seu cotidiano o que aprendeu com a ficção.
  • C antevê o desenvolvimento da trama.
  • D alinha seus pensamentos e suas emoções com os das personagens.
  • E é cativado pela trama.

No segundo parágrafo do texto CG3A1, o vocábulo “as”, em “como se o leitor as estivesse realizando”, retoma

  • A “Imagens de ressonância magnética”.
  • B “simulação do conteúdo motor e emocional no cérebro”.
  • C “subindo as escadas”.
  • D “mudanças nas regiões cerebrais”.
  • E “as ações”.

Cada uma das opções a seguir apresenta um trecho do texto CG3A1 seguido de uma proposta de reescrita que sugere o emprego do sinal indicativo de crase. Assinale a opção em que a reescrita apresentada é gramaticalmente correta e preserva a coerência das ideias do texto original.

  • A “e as habilidades aprendidas” (penúltimo período do primeiro parágrafo): e às habilidades aprendidas
  • B “responder a situações críticas” (penúltimo período do primeiro parágrafo): responder às situações críticas
  • C “ser essencial a prática” (terceiro período do primeiro parágrafo): ser essencial à prática
  • D “aprender a pilotar” (segundo período do primeiro parágrafo): aprender à pilotar
  • E “provocam as ações” (último período do texto): provocam às ações